última atualização: 12/01/2023

Os estilhaços de vidro vão para o vidrão?

O espelho partiu-se. Pode depositar os estilhaços no vidrão?

Não. O ecoponto verde (conhecido por "vidrão") destina-se apenas às embalagens de vidro, como garrafas, frascos e boiões de vidro. E não tem de lavá-las antes de depositar no ecoponto verde.

Os espelhos, os vidros das janelas, as loiças, o cristal e as porcelanas não podem ser depositados no ecoponto verde: coloque-os no contentor de resíduos indiferenciados.

Estes materiais têm uma composição química diferente. Resistem a temperaturas mais elevadas, o que significa que não derretem à temperatura dos restantes vidros utilizados em embalagens.

O que pode causar problemas durante a reciclagem. É também no contentor de resíduos indiferenciados que devem ser colocados os talheres, quer sejam de plástico quer de metal.

Quanto a copos e canecas, os de vidro devem ir para o lixo indiferenciado, tal como os de cristal, porcelana e papel. Os copos de plástico devem ser colocados no ecoponto amarelo.

As lâmpadas (incandescentes, economizadoras, tubulares e LED) também não são consideradas vidro. As primeiras (as antigas, que possuem filamentos) podem seguir para o lixo indiferenciado. Já as restantes exigem cuidados adicionais: devem ser colocadas em pontos de recolha específicos (disponíveis, por exemplo, em supermercados e grandes superfícies) ou entregues em ecocentros, tal como os pequenos eletrodomésticos.

As rolhas de cortiça têm também o seu destino: o “rolhinhas”, disponível em vários espaços comerciais. Desde 2008 que uma parceria entre o Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim garante a recolha destes resíduos.

Ainda tem dúvidas sobre reciclagem? Divida-as com a comunidade.Â

A EQUIPA DA SUSTENTABILIDADE.Â

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Reciclagem da comunidade Sustentabilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar