Plástico Reciclado - uma nova vida
PLÁSTICO RECICLADO TRANSFORMADO EM NOVOS PRODUTOS
Sabia que em Portugal, existem cada vez mais produtos feitos a partir de plástico reciclado ?
O nosso país tem aumentado os valores de reciclagem ano após ano: em 2021, mais de 435 mil toneladas de embalagens seguiram esse destino, o que equivale a um aumento de 6,4% face ao ano anterior. De todas as tipologias de embalagens que são recicladas, o destaque vai para o aumento de 14% na quantidade de embalagens de plástico que é reciclado ( dados da Sociedade Ponto Verde).
E quais são os plásticos que podem ser reciclados?
Existem cinco grandes tipos diferentes:
- Politereftalato de etileno (PET), é o material das garrafas de bebidas como água ou refrigerantes, por exemplo;
- Polietilenos de alta densidade (PEAD), usado nas embalagens de champôs e detergentes;
- Polietilenos de baixa densidade (PEBD) que por serem mais flexíveis são usados para criar sacos;
- Esferovite, um dos tipos de plástico mais difíceis de trabalhar;
- Plásticos mistos, o mais difícil de reciclar por ser resultados de uma mistura de plástico e outros materiais, é usado por exemplo nos pacotes de batatas fritas, embalagens de iogurte sólido ou pacotes de manteiga.
A cada plástico, o seu processo
O processo de reciclagem e de transformação em novos produtos varia consoante o tipo de plástico.
O PET, que é o plástico mais versátil e prático pode ser transformado numa camisola ou até mesmo numa nova garrafa de plástico.
Os polietilenos de alta e de baixa densidade (PEAD E PEBD) podem gerar produtos gerar produtos tão diferentes quanto tubagens, sacos do lixo ou regadores, por exemplo.
Apesar da facilidade de preservar odores fortes, é possível transformar o esferovite em objetos como cabides ou material isolante usado na construção civil.
Apesar de ser um grande desafio trabalhar com os plásticos mistos, é possível fazer bancos de jardim a partir deste material.
Sabia que com...
- 3 garrafas de plástico pode-se criar 1 tshirt
- 60 embalagens de gel de duche pode criar 1 regador
- 700 latas de refrigerante pode criar 1 bicicleta
Agora que já conhece um pouco da panóplia de produtos que podem ser fabricados a partir de embalagens usadas, e que já desmistificámos os principais argumentos que o poderiam estar a impedir de adotar esta prática sustentável, não existem razões para não fazer a separação seletiva.
A regra é sempre a mesma: temos de continuar a separar para reciclar, ou seja, para podermos dar nova vida a objetos que antes considerávamos lixo.
Faça a sua parte.
A EQUIPA DA SUSTENTABILIDADE
Comentários