Dia Mundial da Água
Perdas de água
A água que se perdeu, em 2020, ao longo das condutas, daria para abastecer mais de um milhão de famílias. Trata-se de 174 milhões de metros cúbicos de água tratada e pronta a beber. Um desperdício ambiental e económico para o País.
Reabilitar e manter as condutas de água
O desperdício não é uma fatalidade. Estancar as fugas passa, sobretudo, pela reabilitação e manutenção das condutas que transportam a água até às habitações. Em Portugal Continental, perfazem mais de 106 mil quilómetros. A médio e longo prazo, é o investimento nas condutas que permitirá reduzir as avarias nas condutas e as perdas reais de água e dar continuidade à distribuição de água de excelente qualidade. As falhas na gestão eficiente das infraestruturas e de medidas de apoios aos investimentos explicam, em grande parte, que os valores de perdas de água em 2020 se mantenham muito similares aos anos anteriores.
A escassez, a seca e a disponibilidade hídrica são problemas que tendem a agravar-se e que implicam a gestão e a utilização eficiente da água.
Neste Dia Mundial da Água, juntámo-nos à Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas e apelamos a que se feche a torneira às 22 horas, durante 60 minutos.
Saiba mais em https://dproteste.pt/desperdicio-agua.
Contamos com o apoio da comunidade,
A EQUIPA DECO PROTESTE.
Comentários