última atualização: 13/12/2022

Deve despejar o óleo da fritadeira na sanita ?

O que fazer com o óleo da fritadeira?

Deitar os óleos de fritura usados pelo ralo do lava-loiça ou pela sanita tem um impacto gravíssimo, que começa logo em casa: as canalizações correm o risco de ficarem entupidas, com custos elevados de reparação e manutenção.

Além de poluir o ambiente, provoca problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais. Quando eliminados de forma descontrolada, estes óleos constituem um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas, tanto ao nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar.

Os óleos alimentares usados podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, sendo por isso essencial proceder à recolha seletiva e encaminhá-los para destinos adequados.

Mil litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 e 980 litros de biodiesel, combustível que apresenta índices de emissão de dióxido de carbono que podem ser 80% mais baixos do que os emitidos ao utilizar gasóleo.

Para substituir o óleo da fritadeira, após a última utilização deixe o óleo arrefecer, despeje-o com a ajuda de um funil numa garrafa de plástico usada, coloque um autocolante, identificando "óleo alimentar usado", e armazene-a até ficar cheia.

Depois, entregue-a num súper ou hipermercado que possua um oleão ou coloque-a num dos já disponibilizados na via pública do seu município. Se não existir nenhum local de recolha na sua área de residência, coloque a garrafa bem fechada no contentor de resíduos indiferenciados (lixo comum).

Tenha em atenção que não deve misturar óleos alimentares com óleos lubrificantes. Os óleos lubrificantes são considerados perigosos e a mistura vai impedir a valorização do óleo alimentar usado (veja mais abaixo onde deve colocar este resíduo).

Quando colocar o óleo alimentar na garrafa é também importante que não misture restos de alimentos. 

Explicamos como separar o lixo em 10 passos.

Tem dúvidas sobre como separar o lixo e restos de comida, partilhe-as com a comunidade. 

A EQUIPA DA SUSTENTABILIDADE. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Estilo de vida sustentável da comunidade Sustentabilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar