USA FORMAS DE SILICONE PARA BOLOS?
FORMAS DE SILICONE PARA BOLOS
Para preparar bolinhos em casa, no forno, nada melhor do que uns moldes comprados há pouco tempo numa loja de especialidades domésticas – são maleáveis, práticos, fáceis de lavar e arrumar. Estes moldes, ou formas de silicone, têm ainda o detalhe simpático de se adequarem a qualquer queque ou muffin que se preze – encaixam-se na perfeição, por mais imaginativa que seja a receita. E podem ir ao forno.Â
MAS, será que são seguras?
Realizámos  em setembro de 2022, em conjunto com diversos países, um teste a 20 amostras destas formas. E verificou-se que algumas substâncias químicas migram para os alimentos a que servem de base durante a confeção, no caso, os bolos.Â
Ainda que em concentrações muito baixas, o teste revelou que fragmentos e compostos de siloxanos, provenientes de um fabrico imperfeito dos moldes (os silicones são constituídos por cadeias de siloxanos) e aditivos (plastificantes, antioxidantes...), passou para os bolos.Â
Quer isto dizer que há motivo para alarme? Não. Provavelmente, estas substâncias não representam um perigo para a saúde. Mas, se os moldes forem usados intensivamente, a quantidade ingerida aumentará.
Falta lei para as formas
Os efeitos que estas substâncias químicas podem ter na saúde ainda não são bem conhecidos, pelo que são necessárias mais pesquisas sobre a sua toxicidade. Além disso, não há legislação que regule o uso do silicone em utensílios alimentares, que estabeleça que tipo de substâncias podem ser integradas no seu fabrico e que limite as quantidades em que podem ser encontradas. É necessário uma lei que defina todos estes aspetos, e à escala europeia. Até lá, diante do desconhecido, o princípio da precaução deve prevalecer. O conselho possível, com a informação disponível, é que se utilizem estas formas com parcimónia, não numa base diária, e ainda menos vezes para preparar algo destinado à criançada lá de casa.
É de louvar, de qualquer modo, o desempenho dos modelos de três marcas que passaram pelo teste de laboratório.
Â
QUAIS AS MARCAS MAIS SEGURAS?
O três produtos mais seguros, em que a migração de químicos para os alimentos foi residual e que, assim, passaram com distinção no teste de laboratório são:
- Tärtbak (IKEA)
- Proflex (Tefal)
- Mastrad
A EVITAR
Dois modelos ultrapassam o limite para qualquer tipo de material em contacto com alimentos:
- Amazon Ionegg
- Amazon basic
Como se usam as formas?
No geral, as formas podem ir ao forno, mas há exceções. Alguns moldes, como os usados para bombons e chocolates, não aguentam o calor fechado dos fornos. Por isso, servem apenas para acomodar as guloseimas. Ainda assim, a regra é mesmo poder levá-las à confeção de corpo inteiro: no forno, com temperatura recomendada que varia entre os 200 e os 260ºC. Se quiser saber o valor ideal para o modelo que escolheu, basta ir às instruções.
Alguns moldes podem ser usados neste tipo de forno, desde que se evite as funções grill ou crisp, destinadas a grelhar e a tostar. As formas podem deteriorar-se com estas opções. Restam indicações de bom senso: não deve deixar as formas perto de fontes de calor e, no forno, há que evitar que toquem nas paredes.
Algumas marcas recomendam que se barre os moldes com manteiga, umas na primeira utilização, outras sempre que se lhes dê uso. Como a gordura facilita a migração de substâncias, é preferível que não use manteiga, mas o referido preparado de farinha, água e óleo.
Antes de usar a forma pela primeira vez, lave-a cuidadosamente. Prepare-a depois, passando farinha, água e óleo. Leve-a assim ao forno, a 220oC, durante cerca de uma hora, e só então deite o preparado dos bolos. A técnica poderá eliminar parte das substâncias suscetíveis de migrarem para os alimentos. Junte todos estes ingredientes de segurança ao já referido princípio da precaução: use as formas com frequência moderada.
Para desenformar, evite as facas ou outro utensílio cortante, pois podem danificar o produto.
Por fim, a lavagem. Alguns moldes podem ir à máquina: os modelos indicam, no rótulo, se é possível. Preferindo lavar à mão, não use detergentes agressivos nem esponjas abrasivas. Enquanto não chega a lei, pode precaver-se com estes gestos simples.
Usa estas formas de silicone? Conte-nos a sua experiência.Â
A EQUIPA DA SUSTENTABILIDADEÂ
Comentários