última atualização: 25/03/2020

Posso andar de transportes públicos? Sim, mas existem restrições

São muitos os portugueses que têm de usar os transportes públicos para se deslocarem de e para o trabalho ou ir ao supermercado, por exemplo. Se é o seu caso, saiba que medidas foram adotadas para assegurar a segurança de condutores e de passageiros, bem como as restrições em vigor em tempo de covid-19. 


Posso andar de transportes públicos?

Sim, pode deslocar-se de transportes públicos, excepto se pertencer a um grupo de isolamento obrigatório. Sempre que possível, evite os horários de maior utilização. As empresas estão a adotar medidas excecionais para assegurar a segurança de quem os utiliza. Por exemplo: o metro de Lisboa passou a ser gratuito e os comboios estão a ser desinfetados. Mas existem limitações ao número de passageiros. Foi reduzido para 1/3 do número máximo de lugares disponíveis, para assegurar a distância necessária entre os passageiros.

Que precauções devo tomar?

É importante que recorra aos transportes públicos apenas se for estritamente necessário (e nunca se apresentar sintomas), adotando comportamentos responsáveis:

- Evite aglomerados de passageiros nos transportes e paragens.
- Mantenha a distância de dois metros.
- Lave ou desinfete as mãos antes e depois da deslocação.
- Evite a disseminação de partículas, espirrando ou tossindo para o braço ou um lenço.
- Não toque na cara, boca, nariz ou olhos.

Os aeroportos, terminais rodoviários e estações de comoio estão abertos?

Sim, estações de comboios, terminais rodoviários e aeroportos estão abertos, embora com limitações ao funcionamento e supressões de horários. No caso do aeroporto de Lisboa, existem mesmo algumas restrições de acesso. Antes de se dirigir ao local, consulte a informação disponibilizada pelo gestor do serviço que pretende utilizar.

Posso apanhar um táxi?

Pode. Os serviços de transporte em táxi e de plataformas eletrónicas, como a Uber e a Bolt, por exemplo, podem continuar a operar, mas devem restringir o acesso ao banco da frente e acautelar a renovação do ar interior e a limpeza das superfícies.

 Saiba mais sobre as restrições impostas pelo estado de emergência nos transportes públicos.

Tem alguma dúvida que não esteja respondida? Partilhe nos comentários.

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Transportes públicos da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar