última atualização: 30/07/2019

E sobre os serviços de carpooling como o bla bla car?

Qual a diferença para o car sharing? Qual o mais económico e sustentável para mobilidade urbana (curtas distâncias)?

User name

Junte-se a esta conversa

Comentários

User name
30/07/2019
Manuel Ribeiro | Moderador

Boa tarde, Filipe.

O carsharing é o aluguer de carro durante um curto período de tempo e tem a particularidade de permitir aceder à viatura em determinadas áreas no centro da cidade.

A utilização é fácil pois acede ao carro, através da plataforma, em diversas áreas na cidade e deixa-o noutra área sem ter de o devolver ao sitio inicial. É uma forma sustentável de utilização no sentido em que o carro fica disponível para vários utilizadores ao longo do dia e cada utilizador utiliza no período de tempo necessário para a sua deslocação individual.

O carpooling ou boleias entre particulares é outra oferta sustentável de mobilidade. Existem diversas plataformas que oferecem este serviço e facilitam o contacto ente particulares para partilhar o carro para uma viagem planificada.

A partilha de carro, através de carpooling ou carsharing, contribui para a diminuição da pressão automóvel nas estradas e parques de estacionamento e melhoria da qualidade de ar, de forma indireta, ao retirar da estrada várias viaturas. Essa partilha estende-se também à poupança na carteira dos utilizadores, em ambos os casos, tendo em conta a necessidade de utilização.

Por exemplo, no Carpooling pode partilhar viagens longas ou curtas entre local de residência e trabalho/instituição de ensino e que se estende a todo o país com o custo da viagem dividido entre condutor e passageiro. No Carsharing, mais centrado nas grandes cidades, poupa caso utilize por curto período de tempo. Por exemplo não necessita de pagar parqueamento dentro das áreas permitidas pelas entidades que oferecem o serviço.

Cumprimentos,

P´la equipa DECO PROTESTE