última atualização: 03/06/2020

Dia Mundial da Bicicleta: dicas de limpeza e manutenção para cuidar da sua

Escolher o tipo de bicicleta e os acessórios de acordo com a utilização que vai fazer é essencial para um bom desempenho. Mas também é importante cuidar do equipamento para que dure mais tempo. No Dia Mundial da Bicicleta, partilhamos dicas para mimar a sua companheira de viagem.

Limpeza e manutenção
A maioria das peças da bicicleta é de metal. Para manter um andamento rápido e suave, faça uma verificação antes de sair e uma boa limpeza, no regresso.

Antes de sair

Travões
Se a sua bicicleta utiliza travões hidráulicos, aperte a manete e veja se a roda para. Nos travões de pastilhas, aperte e verifique os cabos e veja se há desgaste nas pastilhas.

Pressão dos pneus
Regra geral, a pressão dos pneus deve situar-se entre os 2.5 e os 4.5 bar, mas o melhor é confirmar o que está indicado na roda. Ajuste segundo o seu peso e o trilho que vai percorrer. Se o condutor for mais pesado, precisa de mais pressão nos pneus. Para circular na estrada, os pneus devem também ter mais pressão do que nos trilhos mais acidentados. Nos caminhos mais radicais, os pneus menos cheios amortecem o impacto.

Corrente
Verifique se está limpa, sem sinais de corrosão ou se precisa de lubrificante.

Ferramentas
Para ajustes rápidos, leve uma câmara de ar e um kit com várias ferramentas, como desencravador de corrente, desmonta pneus e chaves sextavadas.

No regresso

Limpeza imediata
Se a sujidade secar, é mais difícil limpar. 

Materiais úteis
Use água, detergente (da loiça ou champô para carros), esponja, panos e uma escova para limpar locais mais difíceis.

Corrente
Acumula muita sujidade. Limpe os cantos mais difíceis com a escova. Depois enrole o pano ou a esponja ensopada em água com detergente à volta da corrente e acione os pedais para a movimentar.

Secar
Limpe com um pano seco e dê uma volta com a bicicleta para secar a água nas junções.

Lubrificar
Aplique na corrente, nos desviadores, nas manetes e nos cabos dos travões. Remova o excesso para não atrair sujidade. O lubrificante não deve entrar em contacto com os calços ou com as pastilhas dos travões.

Não esquecemos a bicicleta elétrica

Se o passeio é feito numa bicicleta elétrica, a manutenção é mais exigente. Os pneus vazios ou a sujidade nas engrenagens tornam a bicicleta mais lenta e obrigam a bateria a trabalhar mais. Ou seja, são necessárias recargas mais frequentes.

Tal como nos modelos tradicionais, deve verificar a pressão dos pneus, os cabos e as pastilhas dos travões antes de ir para a estrada.

Segue uma rotina de manutenção da bicicleta? Partilhe as suas dicas com a comunidade. Bons passeios!

Equipa DECO PROTESTE

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