última atualização: 03-01-2020

É possível transportar uma trotinete na Fertagus?

Boa tarde,

 

A minha pergunta é simples: é possível transportar uma trotinete na Fertagus? Em que condições? Obrigado.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
Silvia Silva | Moderador
11-12-2019

Olá eddyriver,

Agradecemos a sua participação na nossa comunidade.

Embora o transporte de bicicletas nos comboios da FERTAGUS seja permitido (desde que não existam grandes aglomerados de pessoas), o mesmo não acontece com as trotinetes elétricas. A informação disponibilizada nas Condições Gerais de Transporte da FERTAGUS clarifica: “ não são equiparados a bicicletas os velocípedes com motor nem as trotinetas com motor, ou outros meios de locomoção”. 

Saiba mais sobre as restrições nos transportes públicos em https://www.deco.proteste.pt/auto/bicicletas/noticias/bicicleta-conheca-as-restricoes-nos-transportes-publicos

Obrigada, 
Equipa DECO PROTESTE

User name
eddyriver
20-12-2019

Olá. Entretanto, recebi uma resposta escrita da Fertagus que não coincide que a informação aqui publicada. Passo a transcrever a resposta:
"Info

User name
eddyriver
20-12-2019

Info

Melhor resposta
User name
eddyriver
20-12-2019
Melhor resposta

Olá. Agradeço o esclarecimento, mas entretanto, recebi uma resposta da Fertagus que não coincide com a informação que partilharam comigo. Passo a transcrever:

Boa tarde.

Exmo. senhor,

Agradecemos a sua mensagem.

Esclarecemos que caso as dimensões não excedam a bagagem de mão, as trotinetas podem ser transportadas como tal, no entanto deverá ser acautelado as regras que constam das Condições gerais de transporte para bicicletas, não perturbando o serviço e os outros clientes em situações de grande aglomeração de passageiros.

Cumprimentos,

Vanda Carvalho

User name
Silvia Silva | Moderador
26-12-2019

Olá Eddy,

Agradecemos a partilha da resposta que obteve da Fertagus, uma vez que irá esclarecer outros utilizadores da comunidade com a mesma questão.

Contudo, o que consta nas Condições Gerais de Transporte, e que usei na resposta enviada, mantém-se. Irei questionar a Fertagus sobre a possibilidade de as rever e atualizar. 

Obrigada, 
Equipa DECO PROTESTE

User name
eddyriver
28-12-2019

Olá Silvia. Obrigado por acompanhar esta questão. Dois desenvolvimentos: perguntei aos responsáveis de carruagens da Fertagus que me confirmaram que poderia embarcar com trotineta eléctrica, desde que a transportasse no sítio das bicicletas. Quanto às condições gerais de transporte, julgo que a redacção do artigo 16 induz em erro. Existem trotinetas a motor de combustão assim como bicicletas a motor de combustão (os referidos velocípedes com motor). Ora uma bicicleta com motor eléctrica é um velocípede com motor (mas não de combustão) e neste caso da Fertagus, equiparado a uma bicicleta normal. A bem do desenvolvimento da micro mobilidade, a Fertagus poderia equiparar uma trotineta eléctrica a uma bicicleta eléctrica e logo a uma bicicleta normal. Julgo que a Deco Proteste tem, inclusivamente, legitimidade para reivindicar esta causa. Recorri à compra colectiva da Deco Proteste para comprar a Xiaomi e estou satisfeito, mas gostaria de levar mais longe os seus benefícios e usufruir da trotineta nos transportes públicos.
Conclusão, agradeço o esclarecimento e a interpelação da Fertagus para rever estas questões. Até breve,

User name
Silvia Silva | Moderador
03-01-2020

Olá Eddy,

Peço desculpa pela demora na resposta, agradecendo desde já a sua compreensão. Aproveito, ainda, para desejar um excelente ano.

De facto, depois de questionar a FERTAGUS relativamente às informações contraditórias que estava a veicular, clarificaram que as trotinetes elétricas podem ser transportadas fechadas, desde que não excedam o volume da bagagem de mão permitida (120 cm x 60 cm x 30 cm).

Está, ainda, prevista a análise aprofundada deste tema e a consequente revisão das Condições Gerais de Transporte.

Transcrevo a resposta obtida:

“A Fertagus permite o transporte gratuito de bicicletas, todos os dias da semana, exceto quando se verificam grandes aglomerações de passageiros nas plataformas ou no interior dos comboios, conforme condições de utilização.

Com a crescente utilização de outro tipo de veículos alternativos, nomeadamente scooters elétricas, velocípedes com motores de vários formatos, etc, levantaram-se questões de segurança e de comodidade para os restantes passageiros e a Fertagus tomou a opção de excluir todos os velocípedes ou trotinetas com motor, conforme as suas condições Gerais de Transporte.

No entanto, questionada recentemente por alguns Clientes sobre a possibilidade ou não de serem transportadas trotinetes elétricas, e tendo em conta o facto das trotinetas dobradas poderem não exceder o volume da bagagem de mão permitida (120 cm x 60 cm x 30cm), entendeu-se facilitar o transporte destas trotinetas desse modo (fechadas).

Compreendemos a questão levantada e estando prevista a revisão das nossas Condições Gerais de transporte em 2020, iremos aprofundar e clarificar este tema. Entretanto, e se a análise que viermos a efetuar não determinar o contrário, o transporte será possível, se forem cumpridos os requisitos de bagagem de mão.”

Agradeço o contributo na discussão desta matéria e na obtenção de resposta para todos os utilizadores da Comunidade!

Obrigada, 
Equipa DECO PROTESTE