última atualização: 10/09/2020

Mais 50 radares de controlo de velocidade

As estradas portuguesas vão contar com mais 50 radares de controlo de velocidade até 2024. Somando aos 60 que já estão em funcionamento, serão 110. A escolha recaiu sobre locais onde a velocidade excessiva é uma causa frequente de acidentes rodoviários.

O Ministério da Administração Interna divulgou os sete locais: EN5 (Palmela), EN10, (Vila Franca de Xira), EN101 (Vila Verde), EN106 (Penafiel) EN109 (Bom Sucesso), IC19 (Sintra) e IC8 (Sertã). 

Os novos equipamentos medirão velocidade média entre dois pontos, isto quer dizer que reduzir abruptamente a velocidade quando vê um radar, e, em seguida, voltar a acelerar é uma estratégia com os dias contados.

Mais radares, menos acidentes
Está provado que os radares reduzem os acidentes. Segundo a ANSR, em quatro anos de funcionamento, os locais com radares registaram "menos 29% de acidentes com vítimas, menos 82% de vítimas mortais, menos 57% de feridos graves e menos 26% de feridos leves".

O que fazer se for multado
Ultrapassar em mais de 20 quilómetros por hora o limite de velocidade, nas localidades, ou em 30 quilómetros por hora, fora delas, configura uma infração grave e sujeita-se a pagar até € 600 de coima, a perder dois pontos na carta e a ser impedido de conduzir entre um mês e um ano.

Já o excesso de velocidade superior a 40 quilómetros por hora, dentro das localidades, e a 60 quilómetros por hora, fora delas, igualmente uma infração muito grave, é punido com uma coima até € 2500, com a perda de quatro pontos na carta e com a proibição de conduzir entre dois meses e dois anos.

Se for autuado, tem 15 dias úteis para pagar a coima ou, caso não concorde, contestar junto da ANSR. Para apresentar a defesa, refira o número do auto de contraordenação e, se for o caso, indique testemunhas. 

Os radares são um tema polémico. Qual a sua opinião sobre o reforço deste meio de contenção de velocidade?

Equipa DECO PROTESTE

301 Visualizações 0 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar