última atualização: 06/06/2022

Orçamentos e instalação de painéis fotovoltaicos

Boa tarde,

Venho contribuir com a minha experiência no pedido de orçamentos, instalação e utilização de painéis fotovoltaicos.

1) Orçamentos:

Na ultima semana de Janeiro pedi 9 orçamentos, por e-mail, para empresas credenciadas pela Apisolar e situadas mais ou perto da minha residência (Vila Nova de Santo André). Para meu espanto só obtive uma resposta pelo que insisti, desta vez via telefone, consegui mais uma resposta e 4 dissram que não estavam interessados em instalações residenciais!!! Ainda bem que este país está em crise pois se não estivesse...

"Optei" pelo que me respondeu 1º pois é o que a DECO recomenda. O atendimento e respostas a vários e-mails que mandei com várias questões foram prontamente respondidas e de uma forma perfeitament esclarecedora. Estou a falar da Energia Livre situada na Pontinha Sr. Arménio 96254964. Visitem o site que está muito bem feito.

2) Instalação:

A instalação foi efectuada no passado dia 17 Março. Não foi feita antes por falta de disponibilidade da minha parte. Adquiri 2 painéis de 250W e a colocação no telhado demorou aproximadamente 5 horas. Trabalho profissional e eficiente. A orientação dos painéis é NW pelo que a produção começa a ser intreressante (300W) por volta das 10h30 atingindo o máximo (520w) por volta das 13h.

3) Utilização:

Ainda é cedo para tirar conclusões, o que só será possível daqui a 3 meses, mas numa semana os painéis produziram 18kwh. Note-se que nessa semana houve alguns dias com o céu bastante nublado. Se funcionar bem penso instalar um 3º mas com orientação a SW pois assim começo a aproveitar o Sol logo cedo pela manhã. Estas são as orientações possíveis tendo em conta a configuração do telhado.

51160 Visualizações 46 Comentários 13 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

44 Comentários

Filtrar por :
Ver comentários anteriores
Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/03/2016

Caro Manuel. Bastante uteis as informações prestadas. Obrigado