última atualização: 20/07/2021

Orçamentos e instalação de painéis fotovoltaicos

Boa tarde,

Venho contribuir com a minha experiência no pedido de orçamentos, instalação e utilização de painéis fotovoltaicos.

1) Orçamentos:

Na ultima semana de Janeiro pedi 9 orçamentos, por e-mail, para empresas credenciadas pela Apisolar e situadas mais ou perto da minha residência (Vila Nova de Santo André). Para meu espanto só obtive uma resposta pelo que insisti, desta vez via telefone, consegui mais uma resposta e 4 dissram que não estavam interessados em instalações residenciais!!! Ainda bem que este país está em crise pois se não estivesse...

"Optei" pelo que me respondeu 1º pois é o que a DECO recomenda. O atendimento e respostas a vários e-mails que mandei com várias questões foram prontamente respondidas e de uma forma perfeitament esclarecedora. Estou a falar da Energia Livre situada na Pontinha Sr. Arménio 96254964. Visitem o site que está muito bem feito.

2) Instalação:

A instalação foi efectuada no passado dia 17 Março. Não foi feita antes por falta de disponibilidade da minha parte. Adquiri 2 painéis de 250W e a colocação no telhado demorou aproximadamente 5 horas. Trabalho profissional e eficiente. A orientação dos painéis é NW pelo que a produção começa a ser intreressante (300W) por volta das 10h30 atingindo o máximo (520w) por volta das 13h.

3) Utilização:

Ainda é cedo para tirar conclusões, o que só será possível daqui a 3 meses, mas numa semana os painéis produziram 18kwh. Note-se que nessa semana houve alguns dias com o céu bastante nublado. Se funcionar bem penso instalar um 3º mas com orientação a SW pois assim começo a aproveitar o Sol logo cedo pela manhã. Estas são as orientações possíveis tendo em conta a configuração do telhado.

33144 Visualizações 39 Comentários 11 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

37 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/07/2021

Estava a pensar montar 3 painéis para autoconsumo e, gostaria de obter imputs para a forma de montar e cuidados a ter vs custos totais com a instalação numa vivenda de 1° andar e área de 10×12mt.
Complementar com a térmica seria uma opção.
Quais os custos aproximados e tipos de painéis a investir?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/07/2021
, Respondeu:

Bom dia Sr. César Rosa,

Numa primeira fase aconselho a ler o nosso artigo em: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/dicas/sistemas-fotovoltaicos-autoconsumo-saber-antes-investir.

Relativamente à outra questão que coloca, peço que seja mais preciso, para o podermos ajudar.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/03/2021

Onde posso encontrar informação se uma empresa está certificada para proceder à instalação de painéis fotovoltaicos?
Esta informação é fundamental porque é condição "a empresa ser certificada" para poder usufruir do apoio do Fundo Ambiental.
Obrigado a quem puder ajudar.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/03/2021
, Respondeu:

Bom dia Helder, 

Se analisar o documento do Fundo Ambiental que contém as perguntas e respostas sobre as diversas tipologias, pode verificar na tipologia 4 (painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo), ponto 5, que:

“….para instalações até 41,4 kVA a instalação do sistema PV pode ser realizada por um técnico individual ou por uma entidade (por exemplo, uma empresa), desde que reconhecido/a pela DGEG ou Direções Regionais de Energia. Instalações com potência superior a 41,4 kVA apenas podem ser executadas por entidades instaladoras de instalações elétricas reconhecidas pelas DGEG (e não por técnicos individuais).”

Sendo assim a instalação pode ser feita por um Técnico Responsável de Instalações Elétricas de Serviço Particular certificado pela DGEG e pode fazer a confirmação no próprio site da DGEG, em “Consulta pública de Técnicos Responsáveis”

Obrigado, 
Equipa das Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/02/2021

Instalei 4 painéis fotovoltaicos e uma bomba de calor para águas sanitárias de 300 litros. O problema é que o meu contador não é bidirecional e a energia dos painéis se os meus aparelhos não consumir, em vez de ir para a rede, conta como se fosse eu a gastar. Quem instalou não está habilitado para o fazer. Tenho de registar os painéis na DGEG, e só depois está dá conhecimento à EDP para trocar o contador compatível com os painéis.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/12/2020

Tenho uma area consideravel para instalação de um projecto de paineis fotovoltaicos. Poderei ser eu proprio a explorar como posso alugar ou parteicipar como parceiro.
Alguem interessado? Como poderei ser informado das possibilidades? Abraço

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/11/2020

Pretendo recomendacoes de empresas certificadas proximo do Concelho de Esposende para orcamento e instalacAo de paineis solares fotovoltaicos para autoconsumo em minha casa. Obrigada

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/11/2020

Boa tarde pretendo instalar painéis para auto consumo,alguém me pode informar de empresas de confiança instaladoras em Santarem ou Leiria obgo.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/03/2020

Olá Manuel

Há possibilidade de partilhar o valor do orçamento?

Obrigada

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/02/2020

Pode dar o contacto do instalador dos seus painéis, por favor?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/08/2019

O meu comentário, esta relacionado com painéis solares ,foram instalados a sensivelmente 7 anos , por uma empresa , que agora não existe , mas que foi aceite ,pela direção Geral energia e Geologia ,possivelmente , e neste momento tenho os meus painéis , avariados sem produzir , e não tenho forma de resolver , esta situação .

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/04/2020
, Respondeu:

Olá Dário, 

Lamentamos a situação em que se encontra. A sua questão já foi reencaminhada para análise. Responderemos com a maior brevidade possível. 

Obrigado, 

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/04/2020
, Respondeu:

Olá Dário,

Neste caso concreto, ou em casos semelhantes, é fundamental saber qual o prazo de garantia dos painéis.

Assumindo que o prazo é de 2 anos, tal significa que os painéis já não estão abrangidos pela garantia.
Sugerimos no entanto que o leitor confirme se o prazo é superior ao prazo legal (10 anos de garantia, por exemplo).  

Nessa situação, independentemente de a empresa que instalou os painéis já não se encontrar em atividade, deve contactar o fabricante dos painéis.


Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/04/2020
, Respondeu:

ja resolveu o problema?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/03/2019

Seria possível saber onde foram instalados, quais as dimensões deles, onde foi colocado o inversor, por exemplo?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/03/2017

Por favor indicava-me os contactos da empresa que lhe respondeu?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/03/2017

Carissimo Manuel Guimarães. Chamo-me Pedro Almeida, sou artista plástico e pretendia anexar a uma escultura/caixa de luz eléctrica ( com um grupo de lâmpadas Leds no seu interior), uma célula fotovoltaica de forma a torná-la a peça auto-suficiente e sustentável. Finalmente dei com o seu link?? e aqui estou. Preciso de alguém entendido e que saiba o que devo comprar para instalar a escultura na Fundação onde a pretendo expor. Sei que menciona acima o nome do Sr. Arménio e o seu contacto, fala também num site? Acha que o Sr. Arménio é homem para me ajudar a fazer um orçamento e capaz para instalar o todo. os meus agradecimentos. pedro almeida

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/03/2016

Bom dia, caro Manuel Guimarães,

Infelizmente, alguns participantes neste mercado ainda não se aperceberam do potencial das pequenas instalações domésticas para autoconsumo e continuam focados nas grandes instalações industriais, passando ao lado deste mercado que tem vindo a crescer a bom ritmo.

Como lhe deve ter sido explicado pelo instalador, o autoconsumo é rentável se conseguir consumir na sua instalação a totalidade da produção. Consegue indicar se foi feita uma análise do seu perfil de consumos? o pico de 520W que menciona é totalmente absorvido na sua instalação e o consumo nas horas de sol justifica a instalação de um terceiro?

Perguntamos isto, uma vez que a maioria dos consumos elétricos domésticos se encontra desfasado das horas de produção.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/03/2016
, Respondeu:

Caro João Silva,

O meu perfil de consumo foi feito por mim, ou seja, comprei um medidor de consumo e durante 1 semana medi o consumo de todos os meus equipamentos.
Como tenho bi-horário utilizo os "grandes consumidores" durante a noite e agora passo a utilizá-los nas hora de pico do Sol e obviamente não em simultâneo.
Par mim não constitui um problema pois está sempre gente em casa.
Como é evidente há dias que não consumo o que estou a produzir, como p.e neste momento (17h)em que estou a produzir 480w devo estar a consumir metade.
Como digo na abertura do tópico só daqui a uns 3 meses poderei ter uma noção mais correcta da produção vs consumo e decidir ou não pelo 3º painel.
Cumprimentos

Manuel Guimarães

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/08/2016
, Respondeu:

Boa tarde Manuel Guimarães,

Seria possível informar sobre o medidor de consumo que utliza para fazer a leitura do consumo.

Obrigada

Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/08/2016
, Respondeu:

Bom dia, cara Rosa Soares,

 existem diferentes formas de efetuar esta medição em casa. Desde os sistemas mais profissionais até sistemas domésticos com maior ou menor detalhe.

  Pode optar por um simples medidor de tomada, com o qual poderá medir os consumos de cada eletrodoméstico ligado a uma tomada, se apenas quiser ter uma ideia do consumo dos maiores eletrodomésticos.

  Caso pretenda traçar o seu perfil de consumo para adquirir um sistema de autoconsumo, então deverá optar por um sistema ligado ao quadro elétrico, que mede e regista continuamente toda a energia consumida, podendo ser conjugado com os medidores de tomada para conhecer os maiores consumidores individuais.

  Tem várias opções à escolha e, sem pretender defender ou discriminar qualquer marca ou modelo, deixo uma listagem dos mais conhecidos, sem qualquer ordem de preferência e sujeito à inclusão de outros modelos:

Cloogy

Effergy

Smappee

   Devido ao elevado custo de aquisição de alguns destes medidores de energia, poderá ser boa ideia consultar um instalador local e solicitar uma análise ao seu perfil de consumos antes da tomada de decisão.

Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/08/2016
, Respondeu:

Boa tarde, caro João Silva,

Muito obrigada pelo seu rápido esclarecimento. Vou procurar a solução que melhor se adapte às minhas necessidades.

Cumprimentos,

Ester Soares

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/08/2016
, Respondeu:

Caro João Silva,

Após ter feito umas pesquisas sobre os modelos acima referidos, que foram ainda os que me pareceram mais elucidativos, pesquisei ainda os OWL PV e SMA Home Manager (preço bastante acima do que pretendia gastar) e confesso que estou bastante confusa pois me parece que todos cumprem as mesmas funções, embora desconfie que em alguns modelos tenha que, posteriormente adquirir, tomadas extras. Como não encontro nenhum teste nem estudo comparativo, pergunto se me pode ajudar nesta questão.
Estou a pensar colocar 4 painéis fotovoltaicos, e, embora já tenha uma ideia do perfil de consumo, gostaria de comprar um que me permitisse a gestão on-line dos eletrodomésticos e me informasse sobre o desempenho dos paneis.

Com os melhores cumprimentos,
Ester Soares

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2016
, Respondeu:

bom dia.
Para a gestão online dos electrodomésticos, tem que comprar mesmo tomadas adicionais. De outra maneira não consegue ligar e desligar aparelhos. Tem que existir alguma coisa que desligue a corrente e essa coisa é a tal tomada adicional. Atenção que todos eles têm limites ao numero de tomadas extra que pode adicionar.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2016
, Respondeu:

Bom dia,

Agradeço o esclarecimento, afinal tinha percebido bem.

Cunprimentos,
Ester Soares

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2016
, Respondeu:

queria dizer cumprimentos.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2016
, Respondeu:

Boa tarde, cara Rosa Soares,

tal como diz o Carlos Mascarenhas, para poder ativar e desativar eletrodomésticos, deverá instalar junto ao eletrodoméstico um aparellho específico para o fazer, normalmente uma tomada que comunica com o aparelho que faz a monitorização de energia. Este aparelho está ligado via cabo ou wi-fi à rede da sua casa e comunica com as tomadas de ativação/desativação de cargas.

Se tiver necessidade de comandar vários aparelhos, deverá ter uma dessas tomadas por cada um. Ao analisar os aparelhos em sua casa, poderá verificar quantos serão os que tem mesmo necessidade de poder comandar à distância.

Para traçar o perfil de consumos, poderá contactar um instalador na zona da instalação. Muitos instaladores, mais especializados em sistemas de autoconsumo fotovoltaico já possuem estes equipamentos e, de forma gratuita ou mediante um valor bastante inferior ao da aquisição do aparelho, poderão traçar o seu perfil com bastante exatidão.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2016
, Respondeu:

Boa tarde

Agradeço a informação. Estou esclarecida.

Com os melhores cumprimentos

Ester Soares

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/12/2016
, Respondeu:

gostei da resposta

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/11/2020
, Respondeu:

Bom dia sr manuel.sera k podia dixer o valor k pagou pelos paineis e pela mao de obra e kuantos paneis colocou se faz favor se nao for indescricao. Obrigada.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/03/2016

Rectificação: a instalação dos 2 painéis foi com orientação SW (NW não fazia sentido...) e o eventual 3º painel seria com orientação SE
Outras pesquisas: pensei juntar fotovoltaico com eólica (assim "estava" sempre a produzir sobretudo Maio a Outubro). Após pesquisa exaustiva desisti da eólica porque:
1) a eólica tem que passar por baterias. Nos EUA já existem equipamentos que , à semelhança do fotovoltáicos, injectam a energia produzida directamente na rede. Aqui ainda não há disso???!!!
2) actualmente uma bateria de 500A de gel custa mais de €700 com uma duração de vida de 5 a 6 anos (sempre a carregar e a descarregar)
Daqui a 3 / 4 anos quando tivermos equipamentos que menciono em 1) e / ou baterias baratinhas e com longevidade de 10 anos (o que não acredito) então estou lá
Já olharam para a vossa factura da EDP? O gráfico que apresentam onde vão vão buscar a energia que nos vendem é assim distribuída:
Eólica 50,8% Hídrica 8;1% Outras Renováveis (?) 7,3%

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/03/2016

Boa tarde.

Excelente feedback. Obrigado pela partilha.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/03/2016

Caro Manuel. Bastante uteis as informações prestadas. Obrigado

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.