última atualização: 26/11/2020

painéis fotovoltaicos de autoconsumo

Boa tarde, tenho 6 paineis de autoconsumo instalados.  Queria aumentar esta produção mas EDP diz que não posso porque tenho um quadro trifásico, impossibilitando que sejam ligados entre si.  Podem-me informar se isto é verdade? e qual a solução recomendada?

obg

cumps

Margarida Moita

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/11/2019

Olá Margarida,

A 25 de Julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou, na generalidade, o decreto-lei que visa promover o autoconsumo de Energia Renovável, consagrando, em harmonia com as políticas europeias, o autoconsumo coletivo, as comunidades de energia renovável, bem como os respetivos direitos e deveres e condições de acesso à atividade.

Até ao momento todas as instalações até 1500 watts (1,5 kW) estavam sujeitas a fazer uma comunicação prévia à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Acima dos 1,5 kW era obrigatório efetuar um registo e obter o respetivo certificado de exploração. Com o novo diploma, a comunicação prévia à DGEG é alargada até aos 30 kW e só instalações acima de 100 kW vão exigir uma pronúncia do operador de rede.

Na prática, o novo diploma pretende facilitar a criação de instalações de maior dimensão e desburocratizar o processo de licenciamento.

Se for uma UPAC, a potência instalada não pode ser superior a duas vezes a potência de ligação; Qual a potência de ligação?

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2020
, Respondeu:

Boa tarde, eu tenho uma instalação com 10 paineis fotovoltaicos de 270 w cada + uma aerogeradora com potencia maxima de 3kw quando ventos fortes, media de produçao da aerogeradora é de 1'500 w, ja fiz a instalção e pedi contador bi-direcional para poder vender o meu excesso de produção. a Potencia que tenho com a EDP é de 6.0KW, estou dentro das regras?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/11/2020
, Respondeu:

Bom dia Sr. José Manso,

O dimensionamento de uma unidade de produção em Autoconsumo (UPAC), deve ser feito de forma a garantir a maior aproximação da energia elétrica produzida à quantidade de energia elétrica consumida.

A instalação de uma UPAC tem de ser executada por uma empresa com alvará ou por um técnico de instalações elétricas certificado pela DGEG e visto ter uma potência instalada inferior a 30KW, não implica uma inspeção, sendo apenas necessária a mera comunicação prévia.

Ao efetuar a mera comunicação prévia, a DGEG informa a EDP e irão proceder à troca do contador. Antes dessa operação irá receber um email da EDP, onde o vão informar do custo da aquisição do contador Bidirecional e atribuir um CPE de produção, ou seja um código de ponto de entrega à semelhança do que acontece no consumo.

Quando esse processo tiver terminado, então poderá consultar o mercado e avaliar as condições que os operadores de rede lhe dão para comprar a energia produzida em excedente.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis