Produção fotovoltaica - Venda á rede
Boa tarde, tenho instalados dois paineis solares, e várias vezes (principalmente em dias de bom sol, claro) tenho excedente de produção que injecto na rede (verifico isto pelas informações que a app da EDP me dá).
A minha questão é a seguinte, esta injecção na rede de uma empresa privada não me tras nunhum retorno?
Tenho que fornecer o excesso á rede sem qualquer tipo de retorno, nem que fosse em energia em alturas em que necessito de mais energia da rede do que a que produzo, um género de "BANCO DE EXCEDENTE DE ENERGIA".
obrigado
Manuel Costa
As companhias elétricas são obrigadas a comprar a energia produzida por uma UPP?
Olá!
Tenho um bom conhecimento técnico (Formação em eletrônica no ensino médio, bacharel em ciências da computação e grande entusiasta na produção de energia fotovoltaica e eólica) e MUITO interesse em montar uma usina (UPP) para produção e venda total da energia às distribuidoras (RESP). No entanto, estou a procura de alguém, mesmo que não tenha o conhecimento, mas que deseje fazer parte deste projeto e que talvez possua uma área que possa disponibilizá-la ou capital para montarmos uma usina. Estou à disposição para uma conversa sem compromisso e expormos as ideias e interesses.
Obrigado!
Tenho cerca de 1 hectare de terreno disponivel, se interessar.manelcosta@sapo.pt
Estou interessado em financiar projetos destes. Por favor me contatar pelo Messenger.
Dê.me seu e-mail sff
Manuel,
Esse "banco de excedente de energia" atualmente apenas é possível com o uso de acumuladores (baterias). Para que possa vender o a produção não consumida à RESP tem que fazer investimentos tanto de equipamentos como de taxas muitas vezes pouco compensador para um pequeno excedente.
A DECO Proteste, aconselha os consumidores interessados em autoconsumo fotovoltaico, a dimensionarem o seu sistema para que toda a eletricidade produzida seja autoconsumida. O pouco excedente resultante será enviado à rede a custo zero.
Cumprimentos
Equipa energias renováveis
Pois também pensava que seria assim, obrigado