última atualização: 04-08-2019

Troca de contador após MCP

Boa tarde,

Instalei, à algum tempo, um sistema de autocontumo de 1000 watts. Nessa altura realizei a respetiva MCP (Mera Comunicação Prévia) na DGEG a partir do portal SERUP a qual foi aceite de uma forma muito rápida.

Fiquei até surpreendido, nessa altura, com a rapidez e simplicidade com que é possivel instalar um sistema deste tipo.

Sabia que, enquanto o contador não fosse alterado, estaria a pagar não apenas pelo que estava a consumir da rede, mas também pelo que estava a injectar na rede.

O problema surge quando contacto a EDP Distribuição a qual me refere que, para alterar o meu contador terá de ser contactada pela DGEG da MCP que realizei.

Passou-se já bastante tempo (mais de 1 mês) e até à data ainda não recebi, por parte da EDP Distribuição, qualquer contacto. Prior ainda, contacto a DGEG por email, pelo sistema de pedidos de informação do site e via telefonica e simplesmente não me resondem. É inacreditável como se liga para eles durante um dia inteiro e o telefone não é atendido uma unica vez.

Desta forma gostaria de saber qual era o processo de comunicação entre a DGEG e a EDP Distribuição. Se este contacto tem mesmo de ser feito por esta entidade ou se pode ser realizado por mim. Qual e o tempo medio para que esta situa;\ao esteja resolvida.

Obrigado pela resposta.

Helder Costa

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
ILIDIO GREGORIO SILVA TEODOSIO
09-04-2018

Esta pergunta fez-me pensar. Depois de instalado o auto consumo é preciso mudar o contador? è que se é preciso, também ando a pagar mais, uma vez que instalei há cerca de 2 anos e não tratei de nada. O instalador tratou de tudo e nunca falou nesta alteração. Agradeço que nos informem se é mesmo necessária. Obrigado Ilídio

User name
Helder Costa
09-04-2018

Caro Ilidio,
Não me tome por uma pessoa muito informada sobre este assunto, alias por isso é que estou aqui a pedir ajuda ☺
Das primeiras coisas que fiz quando instalei o sistema foi testa-lo. E é muito simples, basta em dia de sol, no pico de produção (13:00 da tarde) desligar por uns instantes todos os equipamentos electricos da casa nas respectivas tomadas. Nestas condições o seu contador da rua não pode estar a consumir nada, pelo contrário, terá de estar a injectar electricidade na rede.
O problema é que a maior porte dos contadores instalados contam como consumo qualquer movimento que haja na linha de entrada, seja este movimento de consumo ou de injeção na rede.

User name
ILIDIO GREGORIO SILVA TEODOSIO
09-04-2018

A minha pergunta é precisamente também para esclarecer esta dúvida. Por isso a coloquei para que alguém entendido, nesta página de partilha, nos esclareça. Ficamos a aguardar alguma informação. Obrigado.
Ilídio

User name
Daniela Ferraz
13-01-2019

Caro Ilidio, já que tem um sistema de autoconsumo convido-o a participar neste inquérito: inqueritos.ubi.pt/.../791232
Este insere-se na realização da minha dissertação de mestrado e todas as respostas serão usadas unicamente para este trabalho académico.
Partilhe-o se conhecer mais alguém com este sistema!

User name
Helder Costa
09-04-2018

Queria acrescentar que, depois de ter finalmente falado com a DGEG fiquei ainda mais satisfeito com a rapidez que estes processos são tratados pela DGEG. Uma vez que, passados 3 dias após a minha MCP a DGEG informou o distribuidor electrico.
Agora ao menos sei onde esta a demora desta substituição de contador e a partir daqui é só apertar com eles.

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-04-2018
Melhor resposta

Olá Helder e Ilídio,

As vossas dúvidas fazem todo o sentido e pode realmente acontecer, como tal deve ser precavido tal situação.

A posição oficial da DGEG no caso das UPAC com potência inferior a 1500 W em que o contador de consumo de eletricidade contabiliza a energia injetada na rede como consumo, a mesma, aconselha a "entrar em contacto com o Operador da Rede de Distribuição para relatar a situação para que o mesmo adeque o contador à nova realidade, Preferencialmente, deve informar-se junto do operador de rede sobre esta situação antes do registo e instalação da UPAC, a fim de prevenir tal situação."

Pode encontrar esta resposta por parte da DGEG no SERUP em (P38) RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES,.

No que respeita ou principio de avaliação prévia das condições de injeção de energia na rede a efetuar pelo promotor, cabe as empresas instaladoras o dever de verificar. É por isso que o DL prevê no art.º 8.º, que estipula vários deveres para o produtor: "e) Dimensionar a UPAC de forma a garantir a aproximação, sempre que possível, da energia elétrica produzida com a quantidade de energia elétrica consumida na instalação elétrica de utilização;".

Helder,

Se a DGEG posteriormente à comunicação prévia já informou o distribuidor, pode partilhar o seguimento e a conclusão do processo com a comunidade?

Com os melhores cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

User name
Helder Costa
11-04-2018

Bom dia,

Fui contactado pelo distribuidor afim de fazer a alteração do contador. Desde a data em que fiz o registo no SERUP e a data de troca de contador passaram 20 dias. Isto porque abri uma reclamação no distribuidor, o que acelerou o processo.

Sendo uma pessoa que está a ter o primeiro contacto com o autoconsumo, e estou a faze-lo de uma forma independente (instalando um kit chave na mão), penso que tirando este pequeno problema com o distribuidor está a correr muito bem.

Corre ainda melhor na poupança da energia electrica. Com uma pequena alteração de habitos, de forma a programar o consumo relacionado com maquinas de lavar roupa/loiça para os picos de produção, consigo consumir metade do que estava a consumir antes da instalação do sistema.

O autoconsumo é o futuro e aconcelho a faze-lo :)

Hélder Costa

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-04-2018

Obrigado Helder, pela partilha de informação.

cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

User name
ZACARIAS DIAS
04-08-2019

Bom dia,
Será possível indicar-me qual é o nivel (em percentagem) de aproveitamento da energia produzida? Acontece que eu tenho um sistema de produção e só aproveito cerca de 60% do que produzo.
Obrigado

User name
CARLOS SARDINHA
05-07-2019

Sou Microprodutor. Agora ao fim de 10 anos, os preços de venda á EDP. são mais baixos que o preço de mercado. Prefiro utilizar a energia para consumo próprio. Que necessito fazer? Posso dar baixa do contador?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.