Quantos paineis solares necessito para alimentar cada bungal
Boas tardes pessoal Em breve vou começar um negocio de bungalows para alugar na zona do alentejo, mas neste momento eu queria saber ao certo quantos paneis irei precisar para alimentar cada bungalow
Os bungalows são constituidos por:
2x Bungalows T1 com:Cozinha = Fornos/Micro ondas, Frigorifico, Placa e exaustorQuarto = 4x Tomadas, 2x para poder carregar telemoveis e duas para LuzesCasa de Banho = Exaustor, Luz de espelho e tomada para maquina de barbear
2x Bungalows T2 com:Cozinha = Fornos/Micro ondas, Frigorifico, Placa e exaustorQuarto 1 = 5x Tomadas, 1x para TV, 2x para poder carregar telemoveis e 2x para LuzesQuarto 2 = 5x Tomadas, 1x para TV, 2x para poder carregar telemoveis e 2x para LuzesCasa de Banho = Exaustor, Luz de espelho e tomada para maquina de barbearSala = 3x Tomadas sendo uma delas para TV e BOXSala = 3x Tomadas sendo uma delas para TV e BOX
1x Bungalow (arrumos)Sera so para utilizar uma maquina de lavar a roupa e uma maquina para secar roupa
Obrigado pela AtençãoJoão Gonçalves
Bom dia Sr. João Gonçalves,
No seguimento do seu email aconselho a que seja efetuado um projeto de eletricidade por forma a ficar definida a alimentação de cada Bungalow, assim como a distribuição da energia no seu interior. Este projeto irá também servir para o licenciamento do espaço.
Para o calculo da potência necessária para alimentar as diversas casas é necessário ter uma estimativa do tempo de utilização e a simultaneidade dos consumos.
Visto que o consumo é elevado e não dispõem de rede elétrica, aconselho que adquira um gerador que pode servir para injetar energia diretamente na sua rede ou recarregar o banco de baterias.
Este equipamento está interligado com o inversor, ou seja é um dispositivo que irá converter a energia proveniente dos painéis fotovoltaicos (corrente continua) em corrente Alternada (trifásica ou monofásica), mas que ao mesmo tempo fornece energia à sua rede e caso não exista consumo entrega esse excedente ao banco de baterias.
O inversor funciona de forma automática e deverá ficar interligado com a rede de internet para que assim se possa verificar aquilo que está a acontecer na instalação, com a produção, consumo, arranque do gerador, estado do banco de baterias etc.
Este tipo de inversor já permite a utilização de baterias de Lítio, cuja capacidade pode ser aumentada caso se verifique essa necessidade.
Relativamente aos painéis fotovoltaicos, atualmente já se conseguem painéis com uma potência de 400W e os mesmos deverão ficar orientados a Sul com uma inclinação de 35º. Cada unidade, em média, pode produzir por dia 1600KWh.
Contacte uma empresa especializada neste tipo de solução “Off Grid” e solicite um orçamento para que assim possa ter uma ideia do valor do investimento, assim como a área que necessita para os painéis fotovoltaicos e para a área técnica.
Alguma dúvida adicional, disponha.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis