última atualização: 19/11/2020

Microprodução de Energia Fotovoltaica

Possuo uma instalação de microprodução de energia fotovoltaica, com venda à EDP, em laboração desde Maio de 2010, constituída por:

1.Seguidor Solar Dasoluz 4 (espanhol)

2. 18 Painéis Fotovoltaicos Monocristalinos Sunpower de 225 W - 4050 W de potência instalada.

3. Inversor Kaco 3600xi

Quer a empresa instaladora A. Nogueira, Lda (Penafiel), quer o fabricante do seguidor, já faliram há anos. Embora em funcionamento, tenho sentido dificuldades em garantir a manutenção do sistema, nomeadamente do seguidor solar. Alguém conhece empresa ou técnico, na zona de Valongo, que assegure assitência técnica a este tipo de equipamento?

Alguns painéis Sunpower, apresentam uma ou mais células queimadas, afetando naturalmente a produção. Como a garantia já expirou (10 anos), penso que não haverá muito a fazer (reclamar), embora a garantia salvaguardasse o período de 25 anos com produção de 80% ?

A EDP está a pagar, atualmente o kWh a 0,0879 €, sensivelmente metade do que me cobra pelo consumo. A questão que coloco é se não poderei transformar o sistema em autoconsumo?

Muito obrigado pela colaboração que me possam prestar.

 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/11/2020

Bom dia Sr. Hermínio Fontes,
Relativamente à sua primeira questão, proponho que faça uma pesquisa na internet e encontra algumas empresas que prestam assistência a essa marca.
Quanto aos painéis e apesar do período de garantia já ter sido ultrapassado, sugiro que fotografe os painéis danificados, identificando cada um deles com a data de produção e numero de série e faça uma reclamação à marca. Se for possível tente testar a produção de cada um deles e anexe essa informação ao processo.
Em principio a sua microgeração deve estar instalada com duas strings (9 + 9 painéis) e no caso de ter pelo menos 9 painéis em condições coloque numa string e adquira a mesma quantidade para a outra string. No mercado atualmente apenas deve encontrar painéis com um mínimo de 280W de potência, podendo colocar esses.
Se por outro lado verificar que existem muitos painéis que não estão em condições, então é preferível que compre novos painéis com maior potência, podendo assim reduzir a quantidade. Por exemplo 12 unidades com 325W cada.
Pode transformar o sistema existente em autoconsumo (UPAC), mas ao abrigo da nova legislação pode ter os dois sistemas em funcionamento, ou seja um sistema em microgeração e um sistema em autoconsumo.
Se alterar o sistema que tem, para autoconsumo então deverá adquirir um inversor hibrido ou um inversor “retrofit” ou seja que apenas irá trabalhar com baterias em conjunto com o inversor existente, sendo sempre necessário a colocação de um medidor de consumos no quadro geral. Esta solução implica ter o inversor numa zona protegida para que no futuro possa interligá-lo a um conjunto de baterias.
Depois informe qual foi a decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.