última atualização: 30/10/2020

Dúvidas Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis

Bom dia,

Espero estar a colocar a questão na secção correcta.

Ando a algum tempo a ponderar instalar painéis solares e trocar a caldeira a gás por uma bomba de calor (de alta temperatura para permitir também o funcionamento do aquecimento central), estou a tentar perceber se poderei me candidatar aos incentivos do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. Podem-me ajudar a perceber alguns pontos?

------

Segundo o regulamento:

3) Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de produção de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fonte renovável:Evidência da marcação CE e a declaração CE de conformidade;Etiqueta energética do sistema/equipamento igual ou superior a A+;Certificado da empresa e técnico(s) para o manuseamento de gases fluorados (apenas para bombas de calor, nos casos aplicáveis);

4) Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo:A instalação destes equipamentos tem de ser efetuada por empresa com alvará ou certificado de empreiteiro e por técnicos instaladores com certificado reconhecido pela DGEG para instalação de sistemas solares fotovoltaicos. ;

------

As minhas dúvidas:

  1. Onde encontro a lista de técnicos/empresas com o certificado para o manuseamento de gases fluorados? Calculo que isto seja aplicável a todas as bombas de calor, certo?
  2. Onde encontro a lista de técnicos/empresas com o certificado da DGEG para instalação de sistemas solares fotovoltaico, e que cumpram o requisito desde programa?
  3. No FAQ desde programa, refere que mesmo que o certificado energético não indique como melhoria a colocação de painéis estes podem se candidatar ao programa. No caso da bomba de calor, a situação já me parece mais confusa com alguns dos exemplos dados. Conseguem me elucidar neste aspecto?
  4. Por último conseguimos ter a noção se o fundo do programa estará ou não perto de se esgotar? Poderei sempre considerar adiar as alterações para o início do ano.

Não sei se relevante, mas sou da zona de Gondomar. Para o caso de recomendarem alguma empresa/técnico que cumpra os critérios deste programana.

Desde já o meu obrigado,

Bruno Pereira

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/10/2020

Boa tarde,
Relacionado com este assunto, este fundo tem um orçamento para 2020 e outro para 2021. Alguém me sabe dizer se as melhorias efectuadas em 2020 (depois de ultrapassado o orçamento para 2020) conseguiram ter na mesma o apoio em 2021, apesar de as melhorias terem sido efectuada em 2020?

Obrigado,
Bruno Pereira

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/10/2020

Bom dia Bruno,

No seguimento das suas questões, informamos:

  • Poderá visualizar a listagem de técnicos para manuseamento dos gases fluorados através dos seguintes links:

http://www.centerm.pt/documentos/Lista_tecnicos_gases_fluorados_centerm.pdf

https://aipor.pt/files/25/2589.pdf

  • Relativamente aos técnicos certificados pela DGEG poderá visualizar em:

https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

Nota: Aqui deve colocar o número da DGEG e obtem o nome do técnico, ou seja apenas poderá confirmar se o técnico que lhe está a fazer a proposta está certificado na DGEG.

No caso da bomba de calor e visto que irá colocar um equipamento com uma etiqueta energética A ou A+, em substituição à atual caldeira a gás, é possível de obter financiamento do programa.

Neste momento não conseguimos informar se o programa está perto de se esgotar, mas como está a ponderar a colocação da bomba de calor para aquecimento, faz mais sentido que o faça na altura do Inverno por forma a poder aproveitar melhor o investimento efetuado.

Relativamente à escolha da empresa, sugerimos que contacte duas ou três e solicite uma visita técnica com posterior apresentação de orçamento. Em muitos casos as empresas que atuam na área da climatização também fazem a instalação dos painéis fotovoltaicos, mas o ideal é adjudicar a diferentes empresas por forma a garantir que cada uma delas é especialista na sua área de intervenção.

Caso necessite de mais algum apoio disponha.

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/10/2020
, Respondeu:

Obrigado pela informação

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/10/2020

Olá Bruno, 

Acabámos de publicar um post sobre o Programa Edifícios Mais Sustentáveis, com um guia passo a passo sobre como se processa e resposta às dúvidas mai frequentes. Pode lê-lo aqui: https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/producao-eletrica/conversation/5342/tudo-sobre-o-programa-edificios-mais-sustentaveis

Esperamos que ajude! Caso tenha alguma questão adicional, disponha. 

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.