última atualização: 09/10/2020

auto consumo

Fiz agora uma instalaçao de 4 paineis solares para autoconsumo com o intuito de vender o excedente. No momento ainda nao tenho contador bidirecional ...posso ter os paineis ligados ou vou pagar a energia que esta a produzir?

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/09/2020

Olá José, 

Não tendo o contador bidirecional, não aconselhamos a que a UPAC (Unidade de Produção de energia em Autoconsumo) esteja em funcionamento, pois a energia injetada na rede pode ser contabilizada como consumo.

Deverá verificar com a empresa que lhe fez a instalação se já efetuou a mera comunicação prévia no site da DGEG. Posteriormente é a DGEG que informa a EDP Distribuição para ir trocar o contador existente por um bidirecional.

Por outro lado se pretende vender o excedente terá de lhe ser atribuído um CPE (código de ponto de entrega) de produção (à semelhança do seu CPE de consumo) e fazer um contrato de venda junto da EDP distribuição ou de outra empresa fornecedora e que esteja habilitada para o fazer.

Esperamos ter esclarecido. Caso tenha alguam questão adicional, disponha. 

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/09/2020
, Respondeu:

obrigado fiquei esclarecido.
Quanto a instalaçao dos paineis quem o pode fazer legalmente? E preciso um certificado dgeg? Pelo que sei nao existem muitos tecnicos com esse certificado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/10/2020
, Respondeu:

Boa tarde Sr. José,

Ao abrigo da legislação, a instalação terá de ser executada por técnico responsável ou entidade (empresa) instaladora, ambos reconhecidos pela DGEG.

No processo da mera comunicação prévia (MCP) no site da DGEG, tem de ser colocado o nome e numero de quem executou a instalação, assim como o termo de responsabilidade e esquema unifilar da mesma.

Para além disso tem de ser colocada a seguinte informação:

- inversor (Marca, Modelo, nº de série e potência nominal);

- Painéis (quantidade, potência unitária e tipo de célula).

Se necessitar de mais algum esclarecimento, disponha. 

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.