última atualização: 17/07/2020

Eletrodomésticos com duas etiquetas diferentes na embalagem: é engano?

Se comprou eletrodomésticos recentemente, para melhorar a eficiência energética da sua casa, pode ter-se confrontado com duas etiquetas energéticas na mesma embalagem. Não é engano!

Alguns fornecedores estão já a incluir na embalagem de alguns eletrodomésticos a nova etiqueta energética, além da atual ainda em vigor.

Máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, assim como aparelhos de refrigeração, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos, televisores e ecrãs eletrónicos são os eletrodomésticos abrangidos pela nova etiquetagem, que passa a ser obrigatória a 1 de março de 2021.

Contudo, ao adquirir equipamentos novos das categorias referidas, já é possível encontrar no interior da embalagem duas etiquetas energéticas: a que ainda está atualmente em vigor, a par com a nova etiqueta.

As etiquetas diferem em formato e grafismo, mas também nas metodologias de cálculo das classes energéticas dos produtos, sendo as metodologias da nova etiqueta mais exigentes. Como tal, as classes energéticas apresentadas numa e noutra etiqueta serão diferentes. Na nova etiqueta energética, a classe de eficiência será inferior.

Tem dúvidas sobre a nova etiqueta energética? Consulte este folheto informativo para as esclarecer. Leia também o post Eletrodomésticos vão ter nova etiqueta energética ou partilhe as suas questões nos comentários. 


Equipa Energias Renováveis

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.