última atualização: 16/07/2020

Autoconsumo Trifásico

Boa tarde, Gostaria de saber se existe algum aparelho em que possa selecionar manualmente a fase da casa onde quero que os Paineis Solares injetem a electricidade que estão a produzir para minimizar desperdicios para a rede electrica da energia produzida.

Muito obrigado,

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/07/2020

Bom dia Sr. Carlos Afonso,

Existem equipamentos que fazem essa mudança de forma automática (por exemplo, inversores trifásicos com injecção total/parcial em cada uma das fases), mas pode ser feito manualmente (por exemplo, conectando um micro-inversor monofásico a uma tomada de uma dada fase – algo muito pouco prático).

De qualquer das formas e no caso de ainda não ter adquirido a sua unidade de produção de energia para autoconsumo (UPAC) é importante que seja feita uma medição dos consumos monofásicos da habitação para que assim possa perceber quais as fases com maior consumo e em que altura do dia isso acontece.

No caso de não ter equipamentos trifásicos e as suas necessidades globais de potência elétrica o permitam, pode também optar por passar a ter um contrato de fornecimento de energia em corrente monofásica, em vez da actual trifásica.
Esta mudança carece sempre de uma avaliação prévia de um electricista e do distribuidor de energia.

Cumprimentos,
Pedro Pampulha

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.