última atualização: 05/08/2016

Projecto Autoconsumo - Compensação duvidas

Boa tarde

Neste momento estou a fazer um estudo económico de um investimento numa unidade de produção de energia (paineis fotovoltaicos) na minha empresa, após uma leitura por alto das leis tenho algumas duvidas.

Seriam necessários mais de 1500 Watts e portanto estaria no intervalo necessário a pagar a compensação durante 10 anos.

Questões:

1- Existe alguma maneira de calcular o valor a pagar na compensação (ou a ordem de grandeza que seria) e se sim qual a formula?

2- A compensação é influenciada de alguma maneira pela quantidade de sobre produção que possa existir no meu sistema?

3- Por definição para ter que pagar a compensação tenho de estar ligado a RESP,. Ao instalar um acumulador/bateria deixo de estar considerado como ligado a RESP ou tem mesmo de ser uma total independência energetica
(de maneira mais simples, basta cortar a necessidade da ligação da sobre produção ou tem de ser total independência para não se pagar)

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/08/2016
Melhor resposta

Bom dia, caro Carlos Leão,

  Para calcular a compensação a pagar, deverá consultar o Artigo 25º do DL nº 153/2014.

Para conseguir usar a fórmula, deverá ainda solicitar os valores de CIEG à ERSE.

  A compensação varia com a potência da UPAC não importando o excesso de energia entregue à RESP.

 Ao instalar uma bateria não deixará de estar ligado à RESP. Apenas deixará de estar ligado e isento do pagamento das compensações se a UPAC ficar ligada em "ilha" ou seja, completamente desligada da rede. Se esse tipo de instalação for possível, já poderá ser interessante investir em baterias ou num sistema de acumulação da energia excedentária (a empresa tem necessidades de água quente? será possível desviar o excesso para o aquecimento de um acumulador AQS por exemplo?).

Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.