última atualização: 27/07/2015

Consumo regular de 1kW ao injetar na rede

Tenho um sistema de auto consumo (4 paineis x 250 W cada) e estou a ligar a máquina de lavar loiça de manhã em vez de ligar no período noturno (tenho tarifa bi.horária). Apesar da produção que faço e de estar a injetar na rede nacional, verifico que consome sempre 1 kw. Isto é normal? Compensa ligar a máquina neste período ou de noite?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

Melhor resposta
User name
João Silva
18/07/2015
Melhor resposta

Boa tarde Caro Ilídio Teodósio,

Como faz essa medição do consumo da máquina de lavar louça? Será que o sistema de medição tem sensibilidade e precisão suficientes para o que está a medir?

Tenho outra questão que se prende com as unidades utilizadas; 1 kW é a potência da máquina e não o consumo. Esse deverá ser sempre igual. O consumo é medido em kWh. Pode confirmar qual a unidade a que se referia?

Em relação aos painéis, qual a orientação dos mesmos? Para produzirem eletricidade de manhã, período em que mencionar usar a máquina da louça, estes deveriam estar orientados a Este. Caso estejam orientados a Sul (para maximizar a colecta de energia solar), deverá talvez tentar utilizar a máquina mais próxima da hora de maior produção (12h a 14h).


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
ILIDIO GREGORIO SILVA TEODOSIO
20/07/2015
Melhor resposta

Bom dia.
O Kw a que me refiro é o valor que muda no contador exterior da EDP, ou seja, sempre que utilizo a máquina, o contador conta mais uma unidade de gasto de electricidade.
Sim os painéis estão virados para sul.
Obrigado.
Ilídio Teodósio

Melhor resposta
User name
João Silva
20/07/2015
Melhor resposta

Boa tarde, caro Ilídio Teodósio,

Era o que eu suspeitava. O contador mede kWh ou seja, o consumo da máquina. Deveria medir apenas a energia solicitada à rede pública. Caso esteja a consumir o que é produzido pelos painéis solares, o consumo que é medido no contador deveria ser apenas a diferença entre o que a máquina consome e o que os painéis produzem.

Atenção que a escala de leitura em alguns contadores não é adequada à medição de consumos pequenos.

Posso pedir-lhe que tente programar a máquina da louça para mais próximo da hora de almoço, altura em que a produção deverá ser mais intensa?

Se não sentir qualquer diferença no consumo, poderá contactar com o instalador para que verifique se tudo está em condições.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
ILIDIO GREGORIO SILVA TEODOSIO
23/07/2015
Melhor resposta

Boa noite. Efectivamente, usando a máquina no período das 13 horas, verifiquei que não houve alteração dos Kws no contador da EDP. Obrigado.
Ilídio Teodósio

Melhor resposta
User name
João Silva
27/07/2015
Melhor resposta

Bom dia, caro Ilídio Teodósio,

Neste caso, aconselho-o a contactar o instalador responsável pela instalação para que tente validar as suas suspeitas.

Ele poderá verificar se o sistema está a produzir energia como esperado e descobrir onde a mesma está a ser consumida.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.