última atualização: 20/02/2020

Autoconsumo - independencia energética

Boa tarde,

A minha familia e eu estamos a pensar voltar a morar em Portugal.

Para preparar o nosso regresso, estamos a fazer tudo para que a nossa casa se adapte o máximo possivel a nós e ao nosso estilo de vida.

neste momento nao temos qualquer ligacao de gas (é tudo electronico) e estamos a tentar tambem ser independentes (o maximo que conseguirmos) a nivel energetico.

tendo em conta que:

* somos uma familia de 4 pessoas (que só estao em casa ao fim do dia e fins de semana)

* temos 1 carro eletrico (que carrega a noite),

* é uma vivenda

* ja tem paineis solares para aquecimento de aguas

qual seria o numero de paineis e capacidade de bateria que nos recomendam?

neste momento, com propostas tao dispares, fica muito confuso decidir.

muito obrigado

Ana Sofia

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
20/02/2020

Olá Ana,

Agradecemos a sua questão e participação nesta comunidade. 

Louvamos a sua iniciativa de investir em painéis solares fotovoltaicos, mas precisamos de mais dados de consumo, como potências de eletrodomésticos, horas de frequência da casa (não só ao fim de semana, mas também durante a semana), consumos (kWh) por dia, entre outros dados importantes.

Só com estes dados poderemos fazer recomendações sobre se vale ou não a pena investir em energias renováveis.

Não é possível aconselhar sobre o número ideal de painéis fotovoltaicos ou capacidades de armazenamento em baterias sem saber qual é o perfil de consumo elétrico previsto para o dia, ao longo da semana (dias de semana vs fins de semana) e para as diferentes estações do ano.

Aconselhar a instalação de determinados equipamentos e determinadas potências com base na atual frequência da casa pode significar um mau projeto, não servindo as suas necessidades quando se tornar a sua habitação permanente. 

Assim, recomendamos a análise das propostas que tem. Possivelmente, muitos dos fatores mencionados já foram tidos em conta. Sugerimos que os partilhe aqui na comunidade, para que possamos iniciar um debate mais concreto e ir ao encontro das suas necessidades.

Ficamos a aguardar novidades suas.

Obrigada,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.