Dúvidas Autoconsumo + aquecimento
Bom dia,
Sou um novato nestes assuntos, mas depois de ler alguns tópicos e artigos penso que sei o básico contudo gostava da vossa ajuda/opinião.
Adquiri uma moradia, que tem uma caldeira a gás (+reservatório para manter a água quente), a caldeira também é usada para aquecer a água dos radiadores da casa.
Estou a pensar instalar painéis eléctricos e mudar de caldeira a gás para uma bomba de calor - cálculo que a mesma sirva para aquecer água e para o sistema de radiadores da casa. Dúvidas:- Uma Bomba de Calor serve para aquecer água e para integrar o sistema de aquecimento da casa - radiadores. correcto?- Durante o dia, uma vez que os painéis devem produzir mais energia que a consumida, posso utilizar o excesso e reencaminhar para a Bomba de Calor - para manter a água quente ou para redireccionar para o sistema de aquecimento da casa? Este redireccionamento/activação pode ser feita automática pelo sistema mediante a energia disponível?- Preciso de equipamentos específicos para conseguir a solução que descrevi? Ou os habituais/tradicionais funcionam?
Sou da zona do Grande Porto, mais concretamente Valbom-Gondomar, podem-me sugerir algumas empresas/instaladores para eu pedir orçamentos?Calculo que possa pedir os equipamentos de acordo com os sugeridos pela DECO nos orçamentos.
Desde já o meu obrigado,
Bruno Pereira
Bom dia,
Alguém sabe onde consigo encontrar uma lista de empresas/instaladores qualificados e credenciados - se possível que operam na zona do grande Porto?
E a Deco tem algum "ranking" sobre as mesmas?
Obrigado,
Bruno Pereira
Olá Bruno,
Ao referimos-nos a bomba de calor, esta tecnologia é usada para a produção de energia térmica no qual vai diferenciar o seu armazenamento e transporte consoante as necessidades que se pretende. No caso descrito, pretende-se uma bomba de calor Ar-Água, para AQS (águas quentes sanitárias) e aquecimento ambiente para radiadores. O seu dimensionamento correto, não só potência instalada, mas também do depósito de armazenamento AQS como o de inercia deve ser devidamente executado. A necessidade ou não de utilizarmos uma BC reversível no caso em que pretendermos fazer também arrefecimento ambiente deve ser avaliada.
Assunto muito similar sobre o aproveitamento do excesso de produção elétrica está também sendo discutido neste tópico aqui.
Dando algumas ideias para discussão, por exemplo, utilizando um SMA 1.5 ou Solar-log (200 ou 300), pode configurar o mesmo para injecção zero, bastando para isso adquirir um acessório denominado Energy Meter (no caso SMA), que se liga ao inversor por cabo de rede e mede em tempo real o consumo global da habitação. A vantagem deste sistema é que permite calcular com exactidão a taxa de autoconsumo e o desempenho do sistema, bem como facilitar ao produtor a análise do sistema para alocar eventuais cargas durante as horas de Sol para aproveitar a produção ao máximo.
O portal https://renovaveisemcasa.pt/ apenas proporcionada por enquanto, uma parceria para instalações fotovoltaicas em Lisboa.
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis
Obrigado pela resposta Bruno,
Contudo será que me pode indicar onde posso encontrar uma lista de instaladores qualificados e credenciados, que façam serviços na zona do Grande Porto?
E se a própria DECO tiver um ranking/reviews de instaladores agradeço que partilhe a mesma - da mesma forma que facultam um feedback de lojas online.
Pelo que me disse/li no outro tópico o que procuro existe, tenho apenas de averiguar o preço para ver se me compensa.
Cumprimentos,
Bruno Pereira