última atualização: 15-11-2019

Dúvidas Autoconsumo + aquecimento

Bom dia,

Sou um novato nestes assuntos, mas depois de ler alguns tópicos e artigos penso que sei o básico contudo gostava da vossa ajuda/opinião.

Adquiri uma moradia, que tem uma caldeira a gás (+reservatório para manter a água quente), a caldeira também é usada para aquecer a água dos radiadores da casa.

Estou a pensar instalar painéis eléctricos e mudar de caldeira a gás para uma bomba de calor - cálculo que a mesma sirva para aquecer água e para o sistema de radiadores da casa. Dúvidas:- Uma Bomba de Calor serve para aquecer água e para integrar o sistema de aquecimento da casa - radiadores. correcto?- Durante o dia, uma vez que os painéis devem produzir mais energia que a consumida, posso utilizar o excesso e reencaminhar para a Bomba de Calor - para manter a água quente ou para redireccionar para o sistema de aquecimento da casa? Este redireccionamento/activação pode ser feita automática pelo sistema mediante a energia disponível?- Preciso de equipamentos específicos para conseguir a solução que descrevi? Ou os habituais/tradicionais funcionam?

Sou da zona do Grande Porto, mais concretamente Valbom-Gondomar, podem-me sugerir algumas empresas/instaladores para eu pedir orçamentos?Calculo que possa pedir os equipamentos de acordo com os sugeridos pela DECO nos orçamentos.

Desde já o meu obrigado,

Bruno Pereira

 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-11-2019

Olá Bruno,

Ao referimos-nos a bomba de calor, esta tecnologia é usada para a produção de energia térmica no qual vai diferenciar o seu armazenamento e transporte consoante as necessidades que se pretende. No caso descrito, pretende-se uma bomba de calor Ar-Água, para AQS (águas quentes sanitárias) e aquecimento ambiente para radiadores. O seu dimensionamento correto, não só potência instalada, mas também do depósito de armazenamento AQS como o de inercia deve ser devidamente executado. A necessidade ou não de utilizarmos uma BC reversível no caso em que pretendermos fazer também arrefecimento ambiente deve ser avaliada.

Assunto muito similar sobre o aproveitamento do excesso de produção elétrica está também sendo discutido neste tópico aqui.

Dando algumas ideias para discussão, por exemplo, utilizando um SMA 1.5 ou Solar-log (200 ou 300), pode configurar o mesmo para injecção zero, bastando para isso adquirir um acessório denominado Energy Meter (no caso SMA), que se liga ao inversor por cabo de rede e mede em tempo real o consumo global da habitação. A vantagem deste sistema é que permite calcular com exactidão a taxa de autoconsumo e o desempenho do sistema, bem como facilitar ao produtor a análise do sistema para alocar eventuais cargas durante as horas de Sol para aproveitar a produção ao máximo.

O portal https://renovaveisemcasa.pt/ apenas proporcionada por enquanto, uma parceria para instalações fotovoltaicas em Lisboa.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
BRUNO PEREIRA
12-11-2019

Obrigado pela resposta Bruno,

Contudo será que me pode indicar onde posso encontrar uma lista de instaladores qualificados e credenciados, que façam serviços na zona do Grande Porto?
E se a própria DECO tiver um ranking/reviews de instaladores agradeço que partilhe a mesma - da mesma forma que facultam um feedback de lojas online.

Pelo que me disse/li no outro tópico o que procuro existe, tenho apenas de averiguar o preço para ver se me compensa.

Cumprimentos,
Bruno Pereira

User name
BRUNO PEREIRA
15-11-2019

Bom dia,

Alguém sabe onde consigo encontrar uma lista de empresas/instaladores qualificados e credenciados - se possível que operam na zona do grande Porto?
E a Deco tem algum "ranking" sobre as mesmas?

Obrigado,
Bruno Pereira

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.