última atualização: 12-09-2019

Casa alimentada 100% por energia solar

Boa noite .

Gostaria de saber , se em Portugal , é possível por uma casa a correr a 100% a energia solar ?

Se sim , que material (paineis , baterias etc ) seria necessário para ( e uma estimativa do seu custo ) para uma casa :

Agregado familiar : 3

90 m2

2 andares 

cozinha : placa , forno ,frigorifico , tostadeira 

2 computadores 

TV / Internet

 Desde ja obrigado .

Moderado pelo administrador

Pode encontrar conversas relacionado com o tema em:

https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/producao-eletrica/conversation/188/fotovoltaico-com-bateria-de-armazenamento-2017

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
29-03-2018

Olá Manuel,

Sim é possível! Deve dimensionar a sua moradia como um sistema autónomo em que usa como gerador de energia elétrica o solar fotovoltaico e/ou eólico com o uso de baterias de armazenamento.

Um instalador com experiência no ramo fará o projeto adequado para o seu caso, tendo que ter em atenção o seu perfil de consumo. Deve estar bem discriminado os equipamentos que utiliza, quando utiliza, e suas potências.

Com os melhores cumprimentos

Equipa CLEAR

User name
Daniel Sanches
07-04-2018

Boa tarde Manuel,
Eu tenho feito várias análises e a verdade é que para pôr uma habitação a funcionar a 100% com energia solar não compensa pois o espaço necessário e o respetivo investimento não compensa, sobretudo com a tecnologia limitada e cara de hoje em dia do armazenamento de energia.
No entanto, se quiser assistência em identificar soluções para poupar na despesa da eletricidade, não hesite em contactar-me através do e-mail XXXX@yahoo.com.
Com pouca informação poderei fornecer-lhe um estudo de poupança energética.

Cumprimentos,
Daniel Sanches

Moderado pelo administrador

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10-04-2018

Daniel,

O uso de armazenamento não significa por si só um mau investimento, depende de cada caso. Aconselhamos sempre a avaliação criteriosa das necessidades. Para uma habitação próprio ligado à rede é usual não compensar o investimento, devido ainda ao elevado custo das baterias. Se, por exemplo estivermos a falar de uma habitação própria ou secundária isolada ou em projeto, poderá compensar o investimento se comparado com a ligação à rede.

Cumprimentos

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10-04-2018

Olá Manuel,

Pode indicar quais as suas necessidades para pensar em tornar a sua casa autónoma? Pode haver outras soluções mais vantajosas para o seu caso.

Cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

User name
MANUEL JOAO VIDEIRA DA SILVA BARBOSA DE ALMEIDA
29-05-2018

Estou interessado exactamente no mesmo.

É possível termos uma estimativa dos valores de investimento e necessidades para tornar uma casa independente energéticamente ou muito próximo disso, tendo em conta uma moradia com 200m2 com todos os aparelhos domésticos eléctricos e dois carros elétricos?

A quem podemos pedir este tipo de projectos para implementar numa moradia em construção?

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
30-05-2018
Melhor resposta

Olá Manuel,

Para que uma empresa especializada no ramo possa dimensionar um sistema completamente autónomo da rede, a mesma terá que lhe pedir os consumos típicos na casa (em AC), exemplo: 

Eletrodomésticos, consumo individual (W) e tempo de utilização (h/dia) no sentido de saber as suas necessidades de energia total (Wh/dia).

Com estes dados deve ser dimensionado a capacidade das baterias e nº de elementos. São muitos os coeficientes que são utilizados no cálculo, o que vai obrigar a um sobredimensionamento do sistema de armazenamento. Os coeficientes como profundidade de descarga (60-80%) dias de autonomia (disponibilidade de eletricidade em dias sem produção elétrica fotovoltaica), potência activa e reactiva, entre outros. 

Todos estes elementos "engrossam" o investimento em baterias, com ciclos de vida útil, o elemento com maior peso no orçamento para obtenção de um sistema 100% solar e autónomo inviabilizando muitas vezes o investimento.

O autoconsumo devido ao uso instantâneo da produção elétrica produzida revela-se vantajoso pois possibilita a não instalação de baterias. 

Até as baterias não baixarem substancialmente o seu custo, o seu retorno revela-se muitas vezes superior a 10 anos e pouco apetecível para quem já tem ligação à rede (nas tarifas actuais). 

Da equipa energias renováveis

User name
RUTH RIBEIRO O
12-09-2019

Boa tarde, pretendo adquirir um casa que não dispõe de eletricidade tendo só como opção a instalação de energias renováveis. Explicaram que a EDP não respondeu que por se tratar de uma estrada privada não poderá fazer chegar a energia às habitações. Assim pelo que tenho lido, será necessário painéis fotovoltaicos, inversor e uma bateria para não correr o risco de ficar sem energia. Também o fornecimento de água à casa é atraves de um furo. É necessário adquirir a uma empresa todo o sistema fotovoltaico e também fazer uma comunicação à entidade responsável, é isso? Trata-se de um T4 e somos 2 px, com um consumo medio mensal de 625kwh de acordo com estimativa da EDP na casa onde ainda habitamos. Relativamente a pagamentos mensais,ou taxas de energia renovável do sistema instalado, não se aplicam certo? E foi ainda aqui mencionado que a questão das baterias é que encarece imenso o sistema, conseguem dar me uma ideia dos custos estimados? Um muito obrigada, Cumprimentos, Ruth Ribeiro

User name
FERNANDO MANUEL MARTINS CRUZ
29-06-2018

Boa tarde,
Há vários anos que temos um painel solar para aquecimento da água e estamos satisfeitos. Neste momento, estamos a ponderar a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e gostaríamos de saber se a energia que é produzida durante o dia é suficiente para alimentar os aparelhos elétricos (frigoríficos, placa vitrocerâmica, TV, PC, rádio, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e louça). Temos tarifa bi-horária semanal, será que com a instalação dos painéis compensa mantê-la, ou será melhor passar a usar as máquinas nas horas de maior incidência solar?
Obrigada.

User name
Antonio Santos
22-08-2018

Olá
Vejo que é possivel ter uma habitação a funcionar com energias renováveis, acho que pode ser fotovoltaica ou mesmo eólica.
Minha questão é: e a nível de impostos! Tem que se pagar algum imposto ou taxa a alguma entidade?
Cumprimentos

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
24-08-2018

Bom dia António,


As taxas dependem das características de cada um dos regimes escolhidos. Na instalação do regime de autoconsumo (UPAC), entre os 200W e os 1500W, apenas é necessária uma “mera comunicação prévia" dirigida à DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia.


Existem outros regimes onde é exigível o pagamento de taxas de inscrição, como por exemplo, para potências elevadas ou venda de energia elétrica à rede (UPP).


Neste tópico vai encontrar mais informação sobre este assunto.

Cumprimentos,

Energias Renováveis

User name
PAULO CARDOSO GONCALO CARMO
08-02-2019

tenho uma moradia com ligação trifasica e 20.7 kva de potencia é possível ser auto suficiente de energia eléctrica pois gasto perto de 300€ por mes

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-02-2019

Olá Paulo,

Ser 100% auto-suficiente apenas é possível com o uso de baterias/acumuladores.

O nosso conselho prende-se atualmente em dimensionar um sistema de autoconsumo para uma parte dos seus consumos durante o dia.

Tendo um quadro trifásico pode instalar um inversor apropriado para as 3 fases ou micro-inversores em uma ou mais fases.

Para um consumo de 300€ mês prevejo que grande parte da energia consumida é feita durante o dia solar. Pode discriminar melhor os seus consumos. Equipamentos, potências e horário de uso.

Cumprimentos

User name
Luis Alvim
10-04-2019

Parece-me um consumo excessivo para uma moradia. Veja se o contador está de acordo como seu consumo. Depois, uma eolica pode ser o indicado. Pois pode produzir 24h/dia.

User name
Jose paulo Palmeiro torres
12-06-2019

Tenho moradia com 8 aquecimento electrico
Potencia de 37 kva
Quntos paineis para ser autosuficiente?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.