última atualização: 25-02-2019

Aluguer de Terreno para Renováveis - Investimento

Boa tarde,

Tenho alguns terrenos com grande exposição solar na zona de Alenquer. Por não estarem a ser utilizados e não ser possivel a construção de habitações nos mesmo, questiono se existem empresas interessadas na sua utilização para aplicar paineis de energia solar ? E qual a viabilidade desta iniciativa ?

Obrigada,

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
08-02-2018
Melhor resposta

Dando apenas algumas considerações:

A primeira central de energia solar sem tarifas subsidiadas em Portugal foi concluída no mês de novembro, em Estremoz e já se encontra em funcionamento. O projeto da empresa Infrasol tem 4,1 megawatts.

Já o maior projeto de energia solar sem tarifas, que o Governo tem para licenciamento, é uma central de 300 megawatts a construir em Ourique, que, se avançar, ultrapassará os 200 megawatts do projeto que está em construção em Alcoutim.

A energia solar fotovoltaica foi responsável por 1,4% da produção em Portugal em 2016. A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) prevê que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica cresça 20 vezes até 2030 em Portugal.

Tendo em conta este cenário e para responder “ao forte interesse manifestado pelos promotores nacionais e internacionais, o Orçamento de Estado para 2018, já aprovado, contempla uma norma que prevê um mecanismo de sorteio destinado a garantir a ligação destas centrais à rede elétrica, até ao limite da capacidade disponível na zona de rede respetiva.

O projeto Portaria enquadra-se na Lei n.º 114/2017, de 29 de Dezembro, referente à aprovação do Orçamento de Estado para 2018, e pretende “responder ao forte interesse manifestado pelos promotores nacionais e internacionais e agilizar as intenções firmes de investimento” novo regime legal para a atribuição de licenças de produção de energia por parte das centrais renováveis.

A última a atribuição de licença de produção ou de aceitação de comunicação prévia é feita por sorteio, que será efetuado de entre todos os pedidos de licença de produção ou aceitação de comunicação prévia para a produção de eletricidade em regime especial e no regime remuneratório geral, que se encontrem na Direção Geral de Energia e Geologia devidamente instruídos até 31 de dezembro de 2017.

Cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

User name
tomas macedo santos
22-11-2018

Olá Catarina, tenho interesse em falar consigo sobre esses terrenos para potencial desenvolvimento de projectos solares. Obrigado. 

Moderado pelo administrador

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
23-11-2018

Olá Tomas,

Nesta comunidade não é permitido a partilha pública de dados pessoais dos membros.

Estas regras não inviabilizam a troca de informações entre os membros, nomeadamente para fins comerciais.

Caso o membro Catarina Vilaverde pretenda o contato com outro membro peço nos contacte a autorizar a partilha de dados, nomeadamente de emails.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
sara fernandes sara fernandes
05-01-2019

om dia, Tomás! Encontro-me na mesma situação que a Catarina, curiosamente na mesma zona. Caso queira ter em conta mais opções, é entrar em contacto. Obrigado, 
Sara.

User name
Isolete Silva
06-01-2019

Boa noite pode Me mandar um email eu tenho um terreno com 2000mt quadrados para alugar para os mesmos fins

Obrigada

Moderado pelo administrador

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
08-01-2019

Olá Isolete,

A comunidade não permite a troca de contatos diretos.

A Catarina pode manifestar junto da moderação da comunidade a vontade em obter o contato da Isolete Silva.

O mesmo será partilhado caso seja vontade expressa de ambas as partes.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
JOSE SILVA
22-01-2019

Boa noite, tenho um terreno com 8,5ha no Alentejo Junto á estrada Nacional N4 perto de Arraiolos, terreno sem árvores e amplo, pretendo aluga-lo para instalação de painéis solares.

Com os melhores cumprimentos
José Silva

Moderado pelo administrador

User name
Alexis Gonçalves
31-01-2019

Caso haja interesse, terreno 6 Ha, zona de Aveiro (completamente limpo e plano)

User name
JOSE SILVA
01-02-2019

Bom dia, tenho um terreno com 8,5ha no Alentejo Junto á estrada Nacional N4 perto de Arraiolos, terreno sem árvores e amplo, pretendo aluga-lo para instalação de painéis solares, caso haja interesse estarei ao dispor. 

Moderado pelo administrador

User name
JOSE VITORINO CATALAO FERREIRA
02-02-2019

Boa Noite, tenho um terreno com 1.500 m2 em Vila Real, limpo, junto a estrada municipal, boa exposição solar. Pretendo alugar.

User name
Aida Ramos
18-02-2019

Boa tarde. Tenho um terreno na zona de Castelo Branco e gostaria de rentabiliza - lo em painéis solares

User name
Iracema Cunha
25-02-2019

Boa noite, terreno com 3600M2 queremos alugar para painéis solareis em vila nova st. André

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.