última atualização: 27/01/2020

Pré-instalação para paineis fotovoltaicos

Bom dia,

Tenho neste momento uma moradia em construção na fase de estrutura, para a qual ando a estudar a possibilidade de instalação de vários sistemas de recursos renováveis, nomeadamente a energia solar.

Já me informei que o ideal, e para que o sistema de painéis seja o adequado e esteja bem dimensionado, será realizar um estudo com base no histórico de leituras, o que me leva a concluir que será melhor fazer primeiro a mudança e ter um histórico de alguns meses e só depois consultar o mercado para ver as melhores soluções. Assim deixarei as questões sobre o melhor sistema para essa altura.

As minhas questões agora são as seguintes:

1- Posso deixar algum tipo de pré instalação na moradia já a prever a instalação futura deste sistema?

2- A indicação da EDP é que basta deixar um tubo ligado do telhado até uma tomada qualquer. É assim mesmo? Os painéis são ligados directamente a uma tomada?

3- É indiferente a pré instalação deixada para um sistema que funcionará com painéis simples sem baterias ou outro com baterias associadas?

4- Não é necessário deixar tubagem para ligação ao quadro eléctrico?

5- Caso pretenda no futuro "vender" energia à rede e seja necessária instalação de contador a terei de deixar negativo para o contador?

 

Obrigado,

Pedro Santos

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name
JOAO GASPAR
26/10/2017

Olá bom dia Caro Pedro,

Em relação á duvida se deve ou não começar a fazer agora a prospeção de mercado para a colocação do sistema fotovoltaico de produção de energia elétrica, eu digo que deve faze-lo já. E dou o meu exemplo pois eu mudei para a minha casa nova á pouco tempo e coloquei logo os painéis mesmo sem o histórico de utilização da nova casa, mas existe o histórico da antigo! No caso eu posso ajuda-lo nessa decisão. Onde eu comprei explicaram-me tudo e com as foram ao detalhe que era necessário para que o sistema fosse bem dimensionado.

No que toca aos pontos seguintes que refere, sim deve deixar se ainda tem possibilidade disso um negativo que vá diretamente ao quadro e nunca a uma tomada. Isto porque apesar de ser possível ligar um sistema de Autoconsumo diretamente á tomada, não é aconselhável pois, na minha opinião e na de todos os instaladores competentes e com brio que conheço colocam sempre um disjuntor de proteção ao sistema fotovoltaico isto porque se houver algum problema com o sistema esse disjuntor é que salta e sabe logo de onde vem o problema.
O que é pouco provável que acontece pois a energia solar é mais estável que a da rede.
Mas é possível e se o ligasse á tomada não saberia se era a arca ou outro eletrodoméstico qualquer a fazer curto...

Por isso por exemplo no meu caso já não havia hipótese de levar até ao quadro um cabo até porque eu vivo num prédio e apesar de poder vir do sótão um cabo até ao quadro elétrico era difícil e muito dispendioso, e o que decidimos fazer foi colocar um disjuntor no quadro parcial que está no sótão e o sistema ficou ligado diretamente a esse quadro parcial, como não uso muito a luz no sótão em termos de medições também é tranquilo.

Mas como lhe disse posso ajuda-lo com esta escolha e também em relação a como a melhor forma de o fazer para ja ser pensado em obra.
Eu sou arquiteto e especializado em energias renováveis mais concretamente o fotovoltaico e o coletor solar térmico, que é para aquecer as aguas quentes, que no seu caso se é uma construção nova também terá de colocar, ou um equipamento similar.

Fico a aguardar um contacto seu e terei todo o gosto em ajudar.

Atenciosamente,
João Gaspar

Moderado pelo administrador

User name
Daniela Ferraz
13/01/2019

Caro João, pelo que percebi tem um sistema de autoconsumo. Se for esse o caso convido-o a participar neste inquérito: inqueritos.ubi.pt/.../791232
Este foi desenvolvido para a realização da minha dissertação de mestrado, portanto todas as respostas serão usadas unicamente para este trabalho académico.
Partilhe-o se conhecer alguém com este sistema!

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
26/10/2017
Melhor resposta

Olá Pedro,

Antes de mais aconselho a expor as suas dúvidas neste portal para poder obter o máximo de opiniões possíveis de especialistas bem como de utilizadores.

Vamos por partes! Fazer o histórico das leituras para saber as suas necessidades é importante, mas saber um pouco mais sobre as soluções e a legislação a que está agregado é fundamental. Já se informou? Como tal poderia começar por dar uma vista de olhos no DL nº 153/2014 prevê que possa ter uma Unidade de Produção para AutoConsumo (UPAC) ou uma Unidade de Pequena Produção (UPP).

No caso de optar por uma UPAC, deverá dimensionar o seu sistema de autoconsumo para produzir aquilo que consegue consumir de forma imediata. Tudo o que não consumir será entregue à rede, podendo ser vendido. Também pode agregar acumulação.

Se pretender vender tudo o que produz, então deverá optar por uma UPP. Nesse caso, de acordo com o estipulado no Artigo 7º, ponto 2, alínea b), deverá "Celebrar contrato de venda da totalidade da eletricidade proveniente da UPP, recorrendo a apenas uma tecnologia de produção, nos termos previstos no artigo 34.º".

Deste modo cada instalação é diferente e com requisitos técnicos específicos.

Mas respondendo de forma resumida às suas dúvidas generalistas:

1 - Sim deve deixar uma pré instalação até porque pode no futuro fazer venda à rede, tendo que para isso instalar um contador.

2 - Os painéis podem ser diretamente ligados à tomada sim, mas já que está a construir uma moradia de raiz, deve tanto a nível de segurança como de estética fazer a tubagem para cablagem adicional, diretamente ligada ao quadro com a respetiva protecção.

3 - Depende onde colocaria as baterias. Não conhecemos o espaço envolvente. E um sistema com acumulação teria de incorporar outros elementos, nomeadamente regulador de carga.

4 - já respondida

5 - A contagem da eletricidade produzida é obrigatória para as UPAC com potências superiores a 1,5 kW cujo a instalação de consumo se encontre ligada à RESP: A contagem da energia fornecida pela UPAC à RESP e da energia adquirida ao comercializador pode ser
realizada por contador Bidirecional.

Bruno Miguel
Equipa CLEAR Portugal

User name
freitas.scmr@gmail.com Freitas
22/03/2018

Bruno
Boa noite
Consigo fazer um orçamento consigo?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
28/03/2018

Olá,

A comunidade "renovaveis em casa" tem como objetivo apoiar a escolha de equipamentos renováveis e responder às dúvidas dos seus utilizadores de forma independente e imparcial. Contacte um instalador na sua zona de residência e questione sobre as possibilidades para sua casa. Em caso de dúvida pode expor-las nesta comunidade.

Equipa CLEAR Portugal
Bruno Miguel

User name
Daniela Ferraz
13/01/2019

Caro Pedro, se já tiver instalado o sistema de autoconsumo convido-o a participar neste inquérito: inqueritos.ubi.pt/.../791232
Este foi desenvolvido para a realização da minha dissertação de mestrado, portanto todas as respostas serão usadas unicamente para este trabalho académico.
Partilhe-o se conhecer alguém com este sistema!

User name
LUIS RODRIGUES
27/01/2020

Exmo Senhor

Para seu próprio interesse pesquise no FACEBOOK:

@SISTEMASDEENERGIASRENOVAVEIS
(SEE - Soluções de Eficiência Energética)

Também estamos inteiramente à disposição através do telefone:934160734

Todos os esclarecimentos que proporcionamos são sempre sem compromisso uma vez que o objectivo dos mesmos é, exclusivamente, elucidar os interessados sobre as inúmeras vantagens e benefícios que proporcionam este tipo de Soluções de Eficiência Energética.

Enquanto Empresa, com centenas de Instalações Fotovoltaicas efectuadas em todo o território nacional, não só fornecemos todo o tipo de Equipamentos relacionados com a área Solar Fotovoltaica como também efectuamos todo o tipo de Instalações Fotovoltaicas em qualquer ponto do País.

Estamos inteiramente à disposição para dar mais esclarecimentos, isso sim, sempre através de contacto telefónico.

Gratos pela atenção dispensada.
Cumprimentos,
Luis SB Rodrigues

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.