última atualização: 24-05-2019

Fotovoltaico para autoconsumo com ou sem baterias

Bom dia,

Estaria interresado em fazer instalação entre 4-6 paines fotovoltaicos  aproveitando a campanha da edp.

Prós:-A edp muito dificilmente irá falir e terei sempre assistencia-

Descontos na eletricidade-Já ter contrato com eles-Software de gestão e visualização de produção e consumoContras:.-Na minha opinião preço ligeiramente mais elevado que a concorrencia- Preço das baterias neste momento é alto-Haver pouco feedback acerca das instalações que fazem- Segundo outras empresas, o rendimento dos paineis é de +/- 20%-Não saber se o material é de qualidade- Relação qualidade preço aplica-se?

Gostava de ter o vosso feedback, acerca deste serviço concreto da edp, se têm outro feedback de outra empresa que tenha uma boa qualidade preço.

Atenciosamente,Leandro Marques 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
24-05-2019

Olá Leandro,

O investimento em autoconsumo, seja com ou sem baterias, é uma solução bastante interessante em casos específicos e em perfis que permitam a obtenção de vantagens com o sistema fotovoltaico instalado.
A Instalação destes sistemas permite uma grande poupança, mas, face ao elevado investimento, pode não ter o retorno esperado.
A posição da DECO Proteste, relativamente a estes sistemas, está diretamente relacionada com o seu dimensionamento criterioso, de caso a caso. Não apoiamos uma instalação direta destes equipamentos sem conhecermos o perfil dos utilizadores, nomeadamente a sua generalização de uma instalação direta destes equipamentos, através de uma avaliação muito genérica das variáveis, no qual o consumidor sairá sempre compensado ao nível energético e monetário. Esta premissa pode não corresponder a uma verdade absoluta.

Existem casos em que este sistema beneficiará a família, mas para tal, os consumidores têm que perceber o conceito e avaliar os prós e os contras da sua instalação, fazendo uma avaliação criteriosa de investimento versus retorno.

O Leandro pode até ter desconto na tarifa, mas se o dimensionamento não for adequado a si — às suas necessidades, pode estar a pagar por um sistema de autoconsumo (sem baterias) do qual não consome a totalidade do que produz. A EDP (ou outro fornecedor) é quem vai vender a sua energia, a mesma que você produziu e que está a pagar (mensalmente pelo sistema).
Se instalar acumuladores, pode nunca obter o retorno durante a vida útil das baterias, devido ao seu alto investimento. Para 4-6 painéis, que produzam 1000W ou 1500W, perguntamos se estes valores correspondem aos seus consumos reais, ou seja, precisa mesmo desta quantidade de energia para o dia-a-dia do seu lar?

A análise através do software de gestão é muito útil, mas para melhor avaliação de todas estas variáveis a instalação deve ser feita antes para uma melhor determinação da potência instalada e não depois.

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.