última atualização: 09-04-2019

Autoconsumo reduzido, porquê?

Boa tarde, 

Instalei 6 painéis fotovoltaicos (1.500 W) e desde cedo verifiquei que apenas entravam no autoconsumo cerca de 48% da produção. Como tenho inst. trifásica tive que instalar uma placa "trefaser", para melhor distribuição da produção pelas 3 fases. Tudo continuou na mesma ou piorou. Agora tenho um autoconsumo médio diário de 9 a 11% da produção. Alguém me sabe expicar porquê. A EDP DEMORA MESES A DAR UMA RESPOSTA, que resolte temporariamente o problema.

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04-04-2019

Olá Zacarias,

Num sistema de autoconsumo é importante verificar se a produção corresponde ao consumo (instantâneo). Pergunto se foi avaliado previamente que necessitava de instalar 1500W de painéis fotovoltaicos para suprimir um consumo contínuo durante o dia solar de valor correspondente?

Antes de pensarmos que existe um problema na instalação, talvez seja importante verificar e comparar o consumo vs produção. Pode ter acontecido que autoconsumiu apenas 48% da produção porque não teve consumos superiores nesse mesmo instante e 52% da produção foi enviado para a rede a custo zero.

Cumprimentos Equipa Energias Renováveis

User name
ZACARIAS DIAS
04-04-2019

Boa tarde Bruno Miguel,
Obrigado pela sua resposta.
Eu tenho monotorizado os meus consumos com muita frequência e várias vezes ao dia através da aplicação Redy. É frequente haver momentos dos dia (durante 2 ou mais horas) em que o consumo instanâneo é igual ou superior a 2KW (motor de piscina e máquina de lavar). E nestas alturas a produção pode ser ser 1,1KW, o autoconsumo é de 20W ou 30W e o resto é enviado para a rede. Neste momento que lhe escrevo e apesar de estar nevoado constato que o meu consumo é de 1,06KW, a produção é 0,20 KW, o autoconsumo é de 0,02 e a injeção na rede é 0,18KW.
Obrigado.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04-04-2019

Olá Zacarias,

A abordagem mais indicada poderá ser o contato com o apoio técnico para verificação de possíveis problemas até porque os equipamentos têm uma garantia de 10 anos nos painéis e microinversores, contra defeitos de fabrico, e garantia de 2 anos na instalação. É o seu caso?

1.1 kW de produção máxima em primavera é uma produção perfeitamente aceitável para uma P(pico) de 1,5kW. Não pode é acontecer que estando a ser produzida igual ou inferior eletricidade que a necessidade da casa que a eletricidade não seja toda autoconsumida. A média de produção de eletricidade no mês de Março situa-se em 6,78 kWh/dia (Região centro).

O seu contador de eletricidade chegou a ser verificado? Existem casos reportados em que o contador de consumo de eletricidade contabiliza a energia injetada na rede como consumo.

Cumprimentos

User name
ZACARIAS DIAS
09-04-2019

Obrigado pela sua resposta. Quanto ao contacto com o apoio técnico, tenho-o feito tanto por telefone como por mail e a EDP não responde. Num dos telefonemas o técnico verificou, em simultâneo e em instantâneo comigo que a sendo o meu consumo superior à produção, a maior parte desta ía para a rede. Isto aconteceu a 23 de março e até à data não fizeram nada. Como posso solicitar a verificação do contador?
Obrigado.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.