última atualização: 16-04-2019

Escolha entre paineis fotovoltaicos e inversor

Boas. Estou a pensar instalar um kit de autoconsumo constituído por 5 paineis Kioto KPV ME NEC 300 Wp mono ( perfazendo uma potência de 1500 W ) e um inverter SOFAR 1600 TL no entanto nao sei se a relação entre estes paineis e esse inversor será a mais adequada e eficiente.. Nem estes paineis nem o inversor se encontram no simulador da deco como tal agradecia se alguém masi conhecedor do que eu pudesse ajudar me.

Em relação a potencia que pretendo instalar ( 5 paineis de 300 w ) essa foi estimada considerando que tenho algusn equipamentos que poderi colocar a funcionar durante as horas mais compensadoras  

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
29-03-2019

Olá Vitor,

Analisando as especificações dos fabricantes (PV aqui e o inversor aqui) devemos ter em atenção que o dimensionamento deve ser levado em consideração a Voltagem e a Intensidade de corrente. Nos cálculos efetuados no que diz respeito às voltagens se o painel fotovoltaico descrito atingir os 70ºC (parâmetro usado para Portugal) por questões de segurança a sua voltagem resulta para 5xPV (série) em 165V, estando no limiar do Full Load DC (165-450V) e MPPT voltage Range (80-450V) não se prevendo problemas de maior.

A minha preocupação centra-se na intensidade de corrente Impp 9,29 A do painel fotovoltaico que sendo a Irradiância um pouco superior às condições STP (1000W/m2) este pode ultrapassar a corrente máxima permitida pelo inversor de 10A. Para um correto dimensionamento deve-se supor uma corrente máxima de entrada no inversor de I(curto circuito 9,69 A do Kioto 300W) x 1,25.

Não testamos esta combinação no qual não podemos aferir a veracidade destes dados suportando-nos apenas de cálculos académicos.

Estes cálculos estão previstos para uma instalação em série dos painés, não sendo aconselhado em paralelo (neste caso).

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

User name
MIGUEL MENDES BELO
16-04-2019

É possível ligar carro eléctrico a um sistema fotovoltaico+inverter? Painéis instalados em cobertura de box e inverter no interior da mesma à qual ligaria directamente o automóvel?
Obrigado

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.