última atualização: 11-03-2019

propostas para produção de energia para autoconsumo

Olá

Gostaria de solcitar esclareciemto sobre os sistemas  de produção de energia de autoconsumo, uma vez que recebi um técnico da EDP a propor a aquisição de 2 paineis. O plano inclui o pagamento de 88 euros mensais durante 3 anos e a garantia dos paineis durante 10 anos. O valor mensal inclui o pagamento da prestação dos paineis, mais o consumo previsivel de energia à rede da EDP.  O meu consumo médio de energia eletrica ronda os 87 euros, em média, numa vivenda com 200 metros quadrados e com boa exposição solar. Fiquei na dúvida pois o maior consumo de energia na minha habitação verifica-se à noite, altura em que os paineis não acrescentam nada e também o escedente da produção vai para a EDP a custo zero. Será que esta proposta é de considerar ou não tem qualquer interesse?

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-03-2019

Olá Valdemar,

O Sistema de UPAC apenas é viável quando autoconsome a eletricidade produzida, pelo que o sistema fotovoltaico deve ser dimensionado de acordo com o seu perfil de consumo. Se o Seu consumo é pouco sendo que parte da energia produzida é enviar à rede, então a solução não será satisfatória para sí. Estará a pagar para produzir eletricidade para a rede.

Aconselhamos sempre a verificar o consumo diário (em horário solar) dos seus consumos diretos pelo que uma solução a apresentar deve ser sempre precedida de uma avaliação técnica não só do seu perfil de consumo como de aval técnico no terreno.

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.