última atualização: 21/10/2020

Autoconsumo em instalação trifásica

Viva,

Tenho uma loja que, devido a um aparelho de AC, tem instalação eléctrica trifásica. Durante o dia (das 9 às 20), o consumo varia entre os 2,5 e os 4KW. Infelizmente a carga não é uniforme entre as fases e o desiquilibrio vai variando ao longo do dia e até do ano. Tenho vários anos de monitorização com dados para cada uma das fases.

Foi-me proposta uma solução de 5,2 KWp com inversor trifásico de 4,6KW. No entanto, julgo que nesta situação particular, me arrisco a estar a produzir 1,5KW em cada fase e a gastar, por exemplo 2KW numa, 0,5 noutra e 1 noutra. Ou seja, a comprar 0,5KW numa e a oferecer 1 e 0,5KW em cada uma das outras. Isto aumentaria em muito o tempo de retorno do investimento em relação a uma solução monofásica, onde nunca estaria a comprar e oferecer electrícidade ao mesmo tempo.

Não existem no mercado inversores trifásicos que monitorizem o consumo instantâneo de cada fase e ajustem a produção de cada fase de forma a maximizar o autoconsumo? Se sim, seria possível indicar algum? 

Na ausência de inversores capazes de gerir dinâmicamente a potência de cada fase, para além de substituir o aparelho de AC, que sairá muito caro, outra possíbilidade que vejo seria a utilização de micro-inversores. Embora não resolva completamente o problema, sempre seria mais fácil ajustar a potência de cada fase, alterando o número de micro-inversores em cada fase. No entanto, foi-me dito que não seria possível usar microinversores em instalações superiores a 1,5KWp pois não há micro-inversores homolgados em Portugal? Confirma-se?

Grato pela ajuda que me possam fornecer.

4318 Visualizações 7 Comentários 1 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/10/2020

Boa noite. Estou a pensar em instalar um sistema de auto consumo. Por causa de uma bomba de água trifásica para regar o quintal. O consumo contínuo são 2 frigoríficos combinados e luz para 3 pessoas. A máquina de lavar roupa e de louça 2 ou 3x por semana nunca em simultâneo, de dia. À noite, 2 computadores e duas televisões, +ou- 2 horas por dia. Quem me sabe dizer se dois paineis fotovoltaicos chegam? Obrigado. Alberto Moutinho.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/10/2020
, Respondeu:

Bom dia,
Em primeiro lugar deverá conhecer exatamente o seu perfil de consumo, ou seja saber qual o gasto de energia ao longo do dia. Para isso terá de ser colocado um equipamento de medição trifásico no seu quadro elétrico principal, que poderá posteriormente servir para a solução que vier a optar em termos de produção de energia.
Com base nessa informação, podemos verificar o seguinte: 1) Qual o consumo em cada fase e se as mesmas estão equilibradas e 2) Se a sua potência contratada está ajustada ao seu perfil de consumo, pois por exemplo em pode fazer sentido a alteração de trifásico para monofásico e desta forma reduzir os seus gastos mensais, mas também ficar com uma instalação elétrica mais “ajustada” à produção de energia, pois tudo aquilo que é produzido é injetado em apenas uma fase.
Tendo em conta o perfil de consumo e o consumo total diário em KWh, então já se pode determinar a potência a instalar.
No caso da bomba trifásica trabalhar durante algumas horas durante o dia então é vantajoso a colocação de um painel fotovoltaico por cada fase. Mas se este consumo for residual, então deve colocar a produção de energia na fase que estiver maior consumo.
Solicite orçamento a duas ou três empresas da sua zona e compare as soluções propostas.
Aconselho também que veja os artigos publicados na Decoproteste sobre este tema.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/05/2020

Tenho o mesmo problema sistema solar ligado a uma instalação trifasics
Posso ter o contacto de quem tenha uma solução?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/06/2020
, Respondeu:

Caro António,

recomendamos a entrar em contacto com empresas instaladoras de sistemas fotovoltaicos: neste momento, existem já no mercado algumas soluções, a nível de inversores trifásicos, que conseguem fazer o balanceamento das cargas entre fases (pode é o seu custo não ser interessante). Ou então, rever e ajustar a string de paineis e a maneira como estão agrupados de modo a balancear assim a injeção em cada fase.

Mas isto é algo que uma empresa instaladora tem de, face à análise dos sistemas e perfis de consumo por fase e das soluções técnicas/marcas e produtos disponíveis analisar e apresentar uma proposta que vá de encontro com as necessidades.

A Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/09/2017

Bom dia Ricardo,

Podemos ajuda-lo, pois é possível dimensionar sistemas á medida do que precisar.

A solução para si será mesmo dimensionar um sistema com base na divisão das fazes, colocando  micro inversores.

E sendo como disse no exemplo que deu, seriam 4 micro inversores de 500 para uma faze 2 para outra e 1 para outra. Dando um total de 14 painéis. E através dos painéis ainda se pode potenciar a instalação.

Se quiser podemos fazer um estudo pormenorizado gratuito de que sistema precisa para si.

Fico a aguardar o seu contacto.

Atenciosamente,

João Gaspar

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/10/2020
, Respondeu:

Olá João , gostei do seu comentário . Gostava de entrar em contato consigo para perceber melhor ou saber qual é a sua empresa . Contacte-me para ejsoares93@gmail.com

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/05/2020
, Respondeu:

Tenho o mesmo problema
Preciso de ajuda
É possível?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.