última atualização: 19/11/2018

Compras de equipamento em grupo - Interesse em participar

Boa noite,

É muito oportuna esta informação, da coordenação para compra em grupo, na medida em que também pretendo instalar painéis fotovoltaicos, num futuro breve.

 O total da potência instalada dos equipamentos que possuo e estão sempre ligados -  3 arcas frigorificas, 2 frigorificos, 1 incubadora, 1 cerca eletrica - é 800 W. 

O cálculo do consumo é muito menos linear. Se por um lado há períodos de tempo durante um dia solar em que não trabalham em simultâneo, também o micro ondas e a placa da cozinha provocam picos muito acima daquele valor, embora por curtos períodos.

Para se verificar boa rentabilidade do investimento, a energia gerada deverá ser consumida de imediato na sua totalidade.

As questões que ponho são:

Fará sentido considerar a necessidade de produção nos 800 W ou deverá ser inferior?

Que procedimento expedito poderei dispor para aferir com mais precisão a potência a instalar na geração fotovoltaica?

Cumprimentos

António José de Sousa    

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11/09/2018
Melhor resposta

Boa tarde António,

O compressor de um frigorífico ou arca atua de acordo com o diferencial térmico. Quanto maior for a frequência das aberturas de portas ou quanto mais baixas forem as temperaturas configuradas, mais vezes o compressor vai atuar. Saliento também a influência do estado de isolamento térmico dos equipamentos. Em teoria, uma cerca elétrica consome muito pouca energia, no modo stand-by, passando a consumir mais, assim que for ativada.

Apesar da potência de pico ser de 800W (tal como indica), prevemos que as suas necessidades para produzir e consumir eletricidade em simultâneo sejam inferiores.

Assim, e para o seu caso específico, aconselho uma avaliação prévia dos seus consumos diários antes de investir num sistema de Autoconsumo.

A DECO Proteste publicou, na edição de setembro 2018, testes comparativos aos sistemas de monitorização mais representativos e comercializados em Portugal. Nesse artigo explicamos como obter os consumos elétricos diários, providenciando um histórico energético elétrico. Estes equipamentos podem ser instalados nos quadros elétricos ou em tomadas caso pretenda saber o consumo específico de um determinado eletrodoméstico.

Nos referidos testes, foram testados em laboratórios independentes os dispositivos provenientes de marcas como a Smappee, Mirubee, Cloogy, IPDOMO, Efergy e Owl USB. Como resultado, atribuímos o selo de “Melhor do Teste” ao Smappee Energy e a “Escolha Acertada” ao Mirubee box.

Estes sistemas são muito versáteis pois adaptam-se muito bem a instalações de sistemas fotovoltaicos que pretenda instalar no futuro. Proporcionando a medição da produção elétrica.

Está previsto, no âmbito do projeto Clear 2.0, o lançamento de uma iniciativa de compras de sistemas de climatização em grupo. A mesma visa facilitar a compra de painéis fotovoltaicos, ar-condicionados e/ou Salamandras a pellets com condições mais favoráveis. Fique atento às novidades na nossa página de Energias Renováveis (LINK: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis)...o que vai possibilitar a compra de painéis fotovoltaicos, ar-condicionado e/ou Salamandras a pellets com condições mais favoráveis. Fique atento à nossa página de Energias Renováveis.

Com os melhores Cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

User name
Filipe Pires
19/09/2018

Para quando a compra em grupo? Oferecem melhores condições?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
20/09/2018

Bom dia Filipe,

A compra em grupo irá proporcionar não só melhores condições na aquisição como maior confiança nos equipamentos a propor. A DECO Proteste garante que as marca propostas foram testadas e comprovadas para que a sua seleção seja a melhor escolha para o consumidor na relação preço/qualidade, seja com os produtos relacionados com painéis fotovoltaicos, seja no aquecimento/arrefecimento ambiente com as salamandras a pellets e/ou Ar condicionado.

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

User name
JORGE MARTINS
28/09/2018

Jorge Martins

Boa Tarde

Estou a pensar instalar um sistema fotovoltaico. Ainda não contatei nenhum instalador nem pedi nenhum orçamento, apenas tenho andado a recolher informação online sobre painéis, o que o mercado tem para oferecer - marcas, origem, qualidade de fabrico, tipo de células, etc.. Ao saber agora que está previsto mais uma iniciativa da Deco para a compra em grupo de sistemas de climatização, vou aguardar, mas entretanto gostava de esclarecer uma dúvida. Na compra em grupo depois de dimensionado as minhas necessidades energéticas, posso escolher os painéis fotovoltaicos, por exemplo: marca, tipo de células, dimensões dos painéis ou tenho de escolher o que a empresa adjudicada tem para oferecer?
Também tenho outra questão, mas esta de natureza técnica. Penso que os painéis fotovoltaicos ligam ao inversor, e deste, a ligação deve ser feita diretamente ao quadro elétrico, ao invés de tomadas, para minimizar perdas de rendimento. Como a moradia é de r/c e 1º andar, apesar de ter tomadas no sótão, estou na disposição de fazer umas pequenas obras e fazer a ligação diretamente ao quadro elétrico. A minha dúvida é a seguinte: pode o inversor ficar no sótão, perto dos painéis fotovoltaicos, mas a cerca de 8 a 9 metros de distância do quadro elétrico, que está no rés-do-chão? Devido à distância é indiferente ligar diretamente ao quadro ou a uma tomada do sótão, devido à perda de rendimento ser insignificante e escusado fazer obras?

Obrigado pela atenção

Jorge Martins


User name
CRISTIANO JACINTO CASTRO FERNANDES
29/09/2018

Tenho as mesmas questões que o Jorge Martins. Qualquer ajuda seria bem vinda. Obrigado.

User name
RUI FARIA
17/11/2018

Estou interessado nesta compra em grupo pois já sei o que devo adquirir. Para quando esta previsto isso acontecer?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
19/11/2018

Bom dia Rui,

No espaço de semanas (final de Novembro) será lançado as compras em grupo, nomeadamente para ares condicionados proporcionando condições mais favoráveis na sua aquisição..

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.