User name
VANESSA CAPELO FEIJAO
11/07/2018

Instalação de painéis fotovoltaicos - Moradia

Boa noite,

Pretendo instalar paineis fotovoltaicos na minha residência, tendo solicitado a deslocação de um técnico e a subsequente apresentação de um orçamento.

Possuo tarifa bi-horário e os meus consumos mensais andam nos 145Kwh em vazio e 230kwh fora de vazio.

Foi-me proposto o seguinte:

  • Kit de autoconsumo 1000W Q-Cells: 4 módulos Q-Cells 280W + 1 inversor Solax X1 1.1 + estrutura para telhado inclinado.

 

  • Kit de autoconsumo 1000W Q-Cells: 4 módulos Q-Cells 280W + 1 inversor Solax X1 1.5 + estrutura para telhado inclinado, no qual poderia, no futuro, acrescentar mais dois paineis.

Foi-me dito que os quatro paineis visavam maximizar o aproveitamento da energia nos meses com muito sol, compensando a baixa produção dos meses com pouco sol.

Adequa-se?

Obrigado.

 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
16/07/2018
Melhor resposta

Olá Vanessa,

A DECO PROTESTE aconselha o dimensionamento do kit fotovoltaico com base no perfil de consumo diário da família e não com base na maximização da produção solar.


Deve ter em consideração que os seus hábitos de consumo devem ser adaptados para obter o melhor aproveitamento do sistema fotovoltaico (kit) que vai instalar.
Deve-se dimensionar a potência instalada dos kits de autoconsumo para que a sua produção de energia seja o mais aproximada possível do consumo real que necessita para o dia-a-dia. Tenha em consideração o consumo fora de vazio quando existe exposição solar.
Se consome 230kWh/mês fora de vazio, e os seus consumos diários forem uniformes, a sua necessidade elétrica será de 7 a 8 kWh/dia, aproximadamente.


Se instalar um kit de painéis fotovoltaicos a 1000W, consoante a localização, inclinação e qualidade dos componentes instalados, poderá produzir em média entre 5 a 6 kWh/dia no verão e 2 a 4 kWh/dia no inverno (salvo outras variáveis a serem determinadas).

O sistema deve garantir que não está a produzir eletricidade em excesso no verão (produção que não esteja a ser consumida).
Se o seu pico de consumo acontece entre as 19h e as 24h, os 1000W podem estar sobredimensionados, estando a fazer um investimento elevado e desnecessário de acordo com as necessidades.

Aconselhamos a verificar o seu perfil de consumo típico diário na habitação durante o horário solar.


Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.