última atualização: 24/09/2018

Auto consumo com ou sem acumulaçao

Boas, já algum tempo que ando a ponderar comprar painéis fotovoltaicos para autoconsumo, a minha dúvida prende-se no facto de em qual dos dois sistemas investir, autoconsumo com ou sem acumuladores, os meus consumos anuais são de 2500 kw de terça a sexta feira durante a tarde a casa está sem ninguém, tenho o frigorífico e a arca a trabalhar, sábado domingo e segunda feira estamos em casa, qual dos dois sistemas o que me permite poupar mais na factura da EDP, e quais as potências aconselhadas para a minha casa? 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
22/06/2018
Melhor resposta

Olá Nelson,


No seu caso específico, tem alguns consumos durante o dia que podem justificar a instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo. Se a casa não é habitada durante o dia, deve dimensionar a sua produção solar fotovoltaica consoante o consumo de “stand-by” presente.

Note que no seu caso este “stand-by” pode ser significativo tendo em conta o frigorifico e arca congeladora, que refere, mais equipamentos como modems, televisões, luzes de presença, entre outros. É possível que tenha consumos a rondar os 100/200 Wh durante o dia.

Se for este o caso, um sistema de autoconsumo com apenas 1 painel solar com potência instalada entre os 250-300 Wp poderá ser suficiente para diminuir significativamente a sua fatura de eletricidade diária.
Aconselhamos que seja feita uma análise criteriosa aos seus consumos para melhor dimensionamento da potência a instalar.

Um sistema fotovoltaico com acumulação tem-se revelado num investimento de baixo retorno devido ao alto preço das baterias.

Saber mais aqui

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
NELSON JORGE ARAUJO SILVA ,Respondeu:
25/06/2018

Obrigado Sr. Bruno.

User name
NUNO SILVA ,Respondeu:
11/09/2018

Caro Bruno, tenho igualmente a mesma dúvida. Apreveito para perguntar: adicionar baterias mais tarde pode ser uma realidade ou é preferível adquirir o conjunto completo (paineis e baterias?)

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
11/09/2018

Olá Nuno,

Se aos dias de hoje não se justificar a instalação de baterias, sim, pode sempre agregar baterias no futuro ao seu sistema fotovoltaico já instalado. O Regulador de carga deverá ser dimensionado de acordo com o intervalo do potencial (V) e intensidade maxima de corrente (A) proveniente da geração fotovoltaica.

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
JOSE MARIA BAPTISTA
24/09/2018

Presentemente tenho aqueciento central a gasoleo,e pretendo a instalaçao deenergias limpas e mais económicas, para tal,preciso de informação mais detalhada.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.