última atualização: 14-05-2019

Autoconsumo com ou sem Baterias?

Boas, já algum tempo que ando a ponderar comprar painéis fotovoltaicos para autoconsumo, a minha dúvida prende-se no facto de em qual dos dois sistemas investir, autoconsumo com ou sem acumuladores, os meus consumos anuais são de 2500 kw de terça a sexta feira durante a tarde a casa está sem ninguém, tenho o frigorífico e a arca a trabalhar, sábado domingo e segunda feira estamos em casa, qual dos dois sistemas o que me permite poupar mais na factura da EDP, e quais as potências aconselhadas para a minha casa? 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
22-06-2018
Melhor resposta

Olá Nelson,


No seu caso específico, tem alguns consumos durante o dia que podem justificar a instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo. Se a casa não é habitada durante o dia, deve dimensionar a sua produção solar fotovoltaica consoante o consumo de “stand-by” presente.

Note que no seu caso este “stand-by” pode ser significativo tendo em conta o frigorifico e arca congeladora, que refere, mais equipamentos como modems, televisões, luzes de presença, entre outros. É possível que tenha consumos a rondar os 100/200 Wh durante o dia.

Se for este o caso, um sistema de autoconsumo com apenas 1 painel solar com potência instalada entre os 250-300 Wp poderá ser suficiente para diminuir significativamente a sua fatura de eletricidade diária.
Aconselhamos que seja feita uma análise criteriosa aos seus consumos para melhor dimensionamento da potência a instalar.

Um sistema fotovoltaico com acumulação tem-se revelado num investimento de baixo retorno devido ao alto preço das baterias.

Saber mais aqui

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
NELSON JORGE ARAUJO SILVA
25-06-2018

Obrigado Sr. Bruno.

User name
NUNO SILVA
11-09-2018

Caro Bruno, tenho igualmente a mesma dúvida. Apreveito para perguntar: adicionar baterias mais tarde pode ser uma realidade ou é preferível adquirir o conjunto completo (paineis e baterias?)

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-09-2018

Olá Nuno,

Se aos dias de hoje não se justificar a instalação de baterias, sim, pode sempre agregar baterias no futuro ao seu sistema fotovoltaico já instalado. O Regulador de carga deverá ser dimensionado de acordo com o intervalo do potencial (V) e intensidade maxima de corrente (A) proveniente da geração fotovoltaica.

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
JOSE MARIA BAPTISTA
24-09-2018

Presentemente tenho aqueciento central a gasoleo,e pretendo a instalaçao deenergias limpas e mais económicas, para tal,preciso de informação mais detalhada.

User name
Daniela Ferraz
13-01-2019

Caro Nelson, caso já tenha instalado convido-o a preencher este inquérito: inqueritos.ubi.pt/.../791232
Partilhe-o com quem tem este sistema!

User name
DOMINGOS LOPES VICENTE
07-05-2019

Olá a todos !
Peço o aconselhamento para a seguinte aplicação: Disponho de captação de água , com a utilização de bomba ( potência 0,750 W) localizada em furo artzeano e alimentada pela energia disponibilizada para a habitação, onde a potência instalada , é de 2,34 Kw . O funcionamento previsto , é de +- 4 a 5 h em dias alternados .

Dada a meu escasso conhecimento na matéria , gostaria da saber a vossa opinião sobre a eventual aquisição de painéis, para apoio ao actual consumo nos meses de verão, que se aproxima dos 600 € .

O meu agradecimento .

D. Lopes Vicente

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
14-05-2019

Olá Domingos,

Para uma boa avaliação do investimento, deve saber se a bomba "submergível" irá ter um funcionamento e consumo contínuo no horário solar. Consumindo assim 750 Wh em uma hora.
Estando previsto o funcionamento de 3,5 dias por semana, a potência a instalar de painéis fotovoltaicos deverá produzir uma energia elétrica (Wh) que seja na sua totalidade autoconsumida, não só pela bomba, como também, pela habitação. Caso contrário, grande parte do investimento feito, serve para enviar eletricidade de forma gratuita para a rede.

A sua habitação tem consumos elevados durante o dia?

Tenha em consideração que terá situações de mais de metade do tempo solar diário em que a bomba não estará em funcionamento pelo que devemos focar-nos noutros equipamentos elétricos que tenham a sua utilização durante o dia ou não ser utilizados, mas estão ligados à rede elétrica, como por exemplo: o stand-by.
É possível fazer uma descrição, algo pormenorizada, sobre os hábitos de consumo energéticos dos elementos da casa? Quais os horários de maior utilização e quais os equipamentos consumidores de eletricidade?
Qual a potência fotovoltaica que pretende instalar?

Por 600 euros poderá instalar um painel fotovoltaico de 300W (aprox.), que lhe proporcionará, de forma estimada, 900 Wh distribuídos (não uniformemente) entre as 11h00 e as 16h00 (no inverno) e 1500 Wh entre as 10h00 e as18h00 (no verão).


Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.