Mercado livre de energia eléctrica.
Boa tarde,
Gostaria de saber para quando está prevista a entrada em vigor da compra de energia eléctrica a qualquer tipo de produtor quer seja um grande produtor como por exemplo a EDP, Finerge, Endesa, GALP ou um outro produtor de energia até mesmo particular?
E quais são as vantagens deste tipo de mercado livre de compra e venda de energias renováveis ou até mesmo os benefícios para os consumidores que queiram aderir a este serviço?
Comentários
Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar
Olá, Paulo.
Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,
A equipa Energias Renováveis
Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar
Olá Paulo,
Neste momento ainda não existem condições regulatórias para que este tipo de modelo de negócio exista. A ERSE está atenta e a trabalhar no assunto, tendo promovido há pouco tempo uma sessão sobre o estado da arte: http://www.erse.pt/pt/imprensa/noticias/2018/Documents/ERSE_PLewis_Pres_81018.pdf
Existem neste momento vários caminhos possíveis, que visam a desintermediação no mercado energético, no final do dia existirá sempre uma estrutura (transporte e distribuição) que será necessário manter e desenvolver e que estes novos modelos devem acautelar. Os principais desafios regulatórios colocam-se ai.
Fica também a noticia:
http://www.erse.pt/pt/imprensa/noticias/2018/Paginas/ConvErsePhilipELewisabordouosmodelosemergentesdeneg%C3%B3cionosetorenerg%C3%A9tico.aspx
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis