última atualização: 11/12/2018

Mercado livre de energia eléctrica.

Boa tarde, 

Gostaria de saber para quando está prevista a entrada em vigor da compra de energia eléctrica a qualquer tipo de produtor quer seja um grande produtor como por exemplo a EDP, Finerge, Endesa, GALP ou um outro produtor de energia até mesmo particular? 

E quais são as vantagens deste tipo de mercado livre de compra e venda de energias renováveis ou até mesmo os benefícios para os consumidores que queiram aderir a este serviço?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/12/2018

Olá, Paulo.


Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11/12/2018

Olá Paulo,

Neste momento ainda não existem condições regulatórias para que este tipo de modelo de negócio exista. A ERSE está atenta e a trabalhar no assunto, tendo promovido há pouco tempo uma sessão sobre o estado da arte: http://www.erse.pt/pt/imprensa/noticias/2018/Documents/ERSE_PLewis_Pres_81018.pdf

 Existem neste momento vários caminhos possíveis, que visam a desintermediação no mercado energético, no final do dia existirá sempre uma estrutura (transporte e distribuição) que será necessário manter e desenvolver e que estes novos modelos devem acautelar. Os principais desafios regulatórios colocam-se ai.

Fica também a noticia:

 http://www.erse.pt/pt/imprensa/noticias/2018/Paginas/ConvErsePhilipELewisabordouosmodelosemergentesdeneg%C3%B3cionosetorenerg%C3%A9tico.aspx

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis 

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.