última atualização: 30/03/2021

Painéis Fotovoltaicos EDP e o Fundo Ambiental

Boa noite a todos. 

Estou a pensar em adquirir um painel fotovoltaico através da EDP e ao mesmo tempo fazer uso do Programade Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental.  (Despacho n.º 8745/2020 de 11 de Setembro.) Com este programa posso receber de volta até 70% do valor ivestido até ao limite de 2500€  (Quadro 6.3 Ponto 4.).

Apenas vou instalar um painel (0,27 kW) visto ser necessário pagar o painel a pronto para poder concorrer ao programa de apoio mas támbem porque quero apenas testar um pouco toda esta história dos paineis solares.

Vou para esta aventura mentalizado que para se investir em energias verdes para autoconsumo não se pode apenas olhar para a rentabilidade pois já é sabido que a rentabilidade é reduzida. Entra-se nestas experiencias também porque se quer fazer algo para reduzir um pouco a sua pegada ambiental ( por mais reduzido que seja o impacto). 

Tenho duas questões: 

1. Questiono se alguem já fez uso deste programa, como correu? (Foi dificil juntar a documentação? Demorou muito tempo o reembolso? 

2. Como correu toda a instalação com a EDP? Vale a pena? (O técnico foi competente? ficou tudo como pedido? O apoio ao cliente funcionou? ) 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Incentivos e benefícios fiscais da comunidade Energias Renováveis

8 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/03/2021

Instalações da EDP são um fiasco, técnicos deixam muito a desejar.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/01/2021

Será Possível propor no condomínio onde habito que tem 8 proprietários, a instalação de painéis solares de produção de energia, e se algum operador faz esse tipo de contratos, e se o custo de produção da energia a ser produzida compensaria o investimento de instalação. e quantos anos seriam necessários para obter o lucro nesse investimento.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/02/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Ao abrigo da nova legislação (decreto de Lei nº 162/2019), existe a possibilidade do condomínio fazer um autoconsumo coletivo ou seja ter uma unidade de produção de energia e partilhar essa energia com os diversos condóminos.

Existem empresas comercializadoras de energia a fazer esse tipo de contratos e sugerimos que solicitem uma visita técnica com posterior apresentação de orçamento. Pode também fazê-lo junto de outras empresas para assim poder comparar as soluções propostas.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/01/2021
, Respondeu:

Olá Miguel,

Relativamente à sua primeira questão, por se tratar de uma dúvida específica e fora do âmbito desta comunidade, sugiro que ligue para o serviço de informação do Condomínio DECO+, através do número 808784545, e esclareça a questão. Logo que possível, responderemos às restantes dúvidas. 

Obrigado, 
Equipa DECO PROTESTE

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/12/2020

Bom dia.
Eu já instalei os painéis fotovoltaicos em outubro.
Enviei toda a documentação pedida para o Fundo Ambiental em Novembro.
Já pedi por diversas vezes à EDP comercial o envio do certificado do técnico instalador para painéis fotovoltaicos, que nunca foi enviado, e neste momento tenho a minha candidatura em risco de exclusão se até ao final do dia não apresentar o dito certificado.
Caso a minha candidatura seja anulada por falta da EDP, como devo de proceder para pedir responsabilidades
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/12/2020

já adquiri um conjunto de cinco painéis fotovoltaicos, também não sei se dá resultado, também me pergunto como trato do apoio do Estado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/12/2020
, Respondeu:

Olá João, 
Bom dia.

Neste post tem todas as informações sobre o processo de candidatura ao Programa Edifícios Mais Sustentáveis. Caso tenha alguma questão adicional, disponha. 

Votos de Boas Festas!
Obrigado, 

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/12/2020
, Respondeu:

Boa noite,
Tenho uma área com cerca de 1500m2, inclinado a 30º de fácil acesso o meu novo projecto era colocar a área mencionada com painéis fotovoltaico, como trato do apoio do Estado?
Obrigado!
MC,
PSousa

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.