Painéis Fotovoltaicos EDP e o Fundo Ambiental
Boa noite a todos.
Estou a pensar em adquirir um painel fotovoltaico através da EDP e ao mesmo tempo fazer uso do Programade Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental. (Despacho n.º 8745/2020 de 11 de Setembro.) Com este programa posso receber de volta até 70% do valor ivestido até ao limite de 2500€ (Quadro 6.3 Ponto 4.).
Apenas vou instalar um painel (0,27 kW) visto ser necessário pagar o painel a pronto para poder concorrer ao programa de apoio mas támbem porque quero apenas testar um pouco toda esta história dos paineis solares.
Vou para esta aventura mentalizado que para se investir em energias verdes para autoconsumo não se pode apenas olhar para a rentabilidade pois já é sabido que a rentabilidade é reduzida. Entra-se nestas experiencias também porque se quer fazer algo para reduzir um pouco a sua pegada ambiental ( por mais reduzido que seja o impacto).
Tenho duas questões:
1. Questiono se alguem já fez uso deste programa, como correu? (Foi dificil juntar a documentação? Demorou muito tempo o reembolso?
2. Como correu toda a instalação com a EDP? Vale a pena? (O técnico foi competente? ficou tudo como pedido? O apoio ao cliente funcionou? )
Bom dia,
Recebi a indicação de que a instalação de uma UPAC, poderá ser feita ao abrigo de uma obra de construção civil (alteração da estrutura do edifício), e que portanto poderia ser faturada com auto-liquidação de IVA.
Poderiam, por favor, confirmar tal possibilidade?
Obrigado!
Confirma-se que as novas regras relativas ao tratamento fiscal da instalação de painéis solares já permitem a auto-liquidação. O objetivo é facilitar a instalação daquela tecnologia, combater a fraude e evasão fiscais, assegurar a simplificação da cobrança do IVA, dispensando da obrigação de liquidação de imposto um número significativo de sujeitos passivos.
Quando falamos em auto-liquidação de IVA, importa sublinhar que a inversão do sujeito passivo só se aplica se estivermos em presença da prestação de serviços de construção civil (inclui todos os atos necessários à concretização de uma obra) e se o adquirente for sujeito passivo de IVA em território nacional e em Portugal pratique operações que confiram o direito à dedução total ou parcial de IVA.
De todo o modo, para efeitos de incidência objetiva, a lei também considera que são sujeitos passivos de IVA, as pessoas singulares que de um modo independente e com caráter de habitualidade, exerçam atividades de produção, comércio ou prestação de serviços. Nesta previsão estão incluídas as pessoas singulares que tenham domicílio em território nacional e que pratiquem operações que confiram o direito à dedução total ou parcial do imposto, quando sejam adquirentes de serviços de construção civil, incluindo a remodelação, reparação, manutenção, conservação e demolição de bens imóveis, em regime de empreitada ou subempreitada. A ser o caso, caberá ao adquirente a liquidação e entrega do imposto que se mostre devido, sem prejuízo do direito à dedução. Nesse caso a fatura deverá conter a expressão “IVA-autoliquidação”.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Instalações da EDP são um fiasco, técnicos deixam muito a desejar.
Esqueçam a edp. Um familiar meu esteve quase 1 ano á espera que a edp enviasse a documentação correta para submeter ao fundo. Por 3 ou 4 vezes em que submeteu a candidatura, as faturas nunca estavam corretas por parte da edp. Eu acompanhei todo o processo e foi uma autentica desgraça. Eu teria imediatamente mandado remover os paineis e devolverem o dinheiro. Mais de 1000eur por 2 paineis da treta, quando ainda porcima o sistema começou a injetar na rede aumentando ainda mais o valor da fatura. Frustração constante
Pode explicar como injetar na rede aumenta o valor da fatura?
Será Possível propor no condomínio onde habito que tem 8 proprietários, a instalação de painéis solares de produção de energia, e se algum operador faz esse tipo de contratos, e se o custo de produção da energia a ser produzida compensaria o investimento de instalação. e quantos anos seriam necessários para obter o lucro nesse investimento.
Bom dia,
Ao abrigo da nova legislação (decreto de Lei nº 162/2019), existe a possibilidade do condomínio fazer um autoconsumo coletivo ou seja ter uma unidade de produção de energia e partilhar essa energia com os diversos condóminos.
Existem empresas comercializadoras de energia a fazer esse tipo de contratos e sugerimos que solicitem uma visita técnica com posterior apresentação de orçamento. Pode também fazê-lo junto de outras empresas para assim poder comparar as soluções propostas.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Olá Miguel,
Relativamente à sua primeira questão, por se tratar de uma dúvida específica e fora do âmbito desta comunidade, sugiro que ligue para o serviço de informação do Condomínio DECO+, através do número 808784545, e esclareça a questão. Logo que possível, responderemos às restantes dúvidas.
Obrigado,
Equipa DECO PROTESTE
Bom dia.
Eu já instalei os painéis fotovoltaicos em outubro.
Enviei toda a documentação pedida para o Fundo Ambiental em Novembro.
Já pedi por diversas vezes à EDP comercial o envio do certificado do técnico instalador para painéis fotovoltaicos, que nunca foi enviado, e neste momento tenho a minha candidatura em risco de exclusão se até ao final do dia não apresentar o dito certificado.
Caso a minha candidatura seja anulada por falta da EDP, como devo de proceder para pedir responsabilidades
Obrigado
já adquiri um conjunto de cinco painéis fotovoltaicos, também não sei se dá resultado, também me pergunto como trato do apoio do Estado
Olá João,
Bom dia.
Neste post tem todas as informações sobre o processo de candidatura ao Programa Edifícios Mais Sustentáveis. Caso tenha alguma questão adicional, disponha.
Votos de Boas Festas!
Obrigado,
Equipa Energias Renováveis
Boa noite,
Tenho uma área com cerca de 1500m2, inclinado a 30º de fácil acesso o meu novo projecto era colocar a área mencionada com painéis fotovoltaico, como trato do apoio do Estado?
Obrigado!
MC,
PSousa