última atualização: 04/10/2021

Aquecimento central e Águas sanitárias

Boa tarde a todos e agradeço desde já a vossa contribuição.

Adquiri uma habitação numa freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão do ano de 2004, com dois pisos acima do solo, 275m2 de área de construção e com classificação energética "C".

A habitação possui uma lareira tradicional, sem recuperador, aquecimento central por radiadores e uma caldeira a gás, com mais de 10 anos, alimentada por gás propano pois não existem infraestruturas de gás natural na rua. Após inúmeras pesquisas, tendo em conta a enorme quantidade de oferta que existe, confesso-me completamente desorientado para uma escolha minimamente acertada relativamente ao melhor sistema preço/qualidade a adoptar para uma melhor eficiência energética  para aquecimento da habitação e das águas sanitárias. É possível, por favor, orientarem-me para uma solução apropriada à minha situação?

Muito Obrigado.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/10/2021

Bom dia,

Tendo em conta que a construção é de 2004 poderá existir necessidade de fazer melhoramentos na sua moradia, principalmente ao nível do isolamento das paredes.

Caso isto se verifique contacte uma empresa especializada nesta área e solicite uma visita técnica com posterior orçamento. Provavelmente irão sugerir a colocação de capoto.

Em paralelo verifique a potência máxima admissível da sua instalação elétrica junto da E-redes, pois se ponderar a aplicação de equipamento de ar condicionado ou bomba de calor esta informação é importante.

Relativamente à climatização e se houver a necessidade de climatizar no Verão e Inverno, os equipamentos de ar condicionado são uma boa solução. Pode ver os testes efetuados no nosso site (https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado).

Se por outro lado apenas existir a necessidade de climatização no Inverno, então pode optar por uma caldeira a Pellets e utilizar o circuito de radiadores já existente. Não se esqueça que este equipamento terá de ser colocado numa zona técnica.

Para o aquecimento de AQS e visto que se trata de uma moradia, deve utilizar uma solução por acumulação, para que assim consiga ter caudal em dois WC`S caso estejam a funcionar ao mesmo tempo. Pode optar por um sistema solar por circulação forçada, com apoio de resistência elétrica no Verão e apoio da caldeira a Pellets no Inverno.

Aconselho a que contacte um perito qualificado da sua zona de residência que pode ajudar na sua decisão relativamente à climatização, produção de AQS e melhorias ao nível do isolamento da moradia (www.sce.pt/.../).

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis