última atualização: 13/01/2021

Substituir caldeira a pellets por bomba da calor

Boa tarde.

Tenho instalada na minha moradia uma caldeira Solzaima 18kw que funciona para aquecimento da mesma. Uma vez que também tenho painéis fotovoltaicos, no Verão não uso a caldeira. Por muito económica que seja, a caldeira não oferece qualidade de vida: necessita manutenção, limpeza de cinzas, desbloqueios e purgas de bomba e válvulas, espaço para pellets, carga de pellets, etc, etc.

Que tipo de bomba pode ser usada para substituir de vez esse monstro de caldeira?

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/11/2020

Bom dia Sr. Luís Velasco,
Em primeiro lugar e caso lhe seja possível é importante que nos informe qual a área a climatizar e quantos radiadores estão instalados?
A utilização de radiadores requer uma temperatura de funcionamento elevada e por isso para substituir a caldeira a Pellets por uma bomba de calor, tem duas opções, ou adquire uma bomba de calor de alta temperatura e é uma substituição imediata, ou então adquire uma bomba de calor de baixa temperatura, mas terá de aumentar o numero de elementos de cada radiador, para que assim consiga climatizar o espaço visto que a temperatura de circulação no circuito è inferior.
Antes de solicitar orçamentos, verifique também qual a potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica e se é monofásica ou trifásica, porque acima de uma determinada potência as bombas de calor são trifásicas.
Na sua pergunta refere painéis fotovoltaicos, mas penso que estava a dizer coletores solares térmicos e sendo assim pergunto se o sistema é por termossifão ou circulação forçada? No inverno utiliza a caldeira para fazer o apoio? Caso seja desta forma e com a colocação de uma bomba de calor poderá manter este tipo de sistema.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/01/2021
, Respondeu:

Boa tarde, aproveito para me colar ao tópico para questionar sobre a alternativa que apresenta, nomeadamente sobre a opção de colocar BC baixa temperatura e aumentar o n.º elementos dos radiadores. Gostaria de saber se existem ensaios que mostrem que essa opção realmente funciona e em que circustâncias.

Obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/01/2021
, Respondeu:

Estimado Pedro, antes de mais um Bom Ano para si e para os seus. Lamento a resposta tardia, mas só hoje verifiquei a minha conta DECO... Quanto ao sistema que tenho colocado:
2 colectores solares para aquecimento de águas sanitárias + depósito de 300 litros - este sistema está por sua vez ligado a uma caldeira de 18 Kw (esta tem uma bomba de água) que apenas funciona como apoio no Inverno para aquecimento da casa. Esta tem uma área de 200 m2 e tem 7 radiadores d água + 2 toalheiros de WC. Os radiadores: 1 com 6 elementos, 2 com 8, 3 com 10 e 1 com 12; os toalheiros têm 16 barras.
Assim gostaria de saber a sua opinião sobre que tipo de bomba de calor poderei colocar no lugar da caldeira dado que esta, com apenas 1 ano de funcionamento já teve diversos problemas: substituição da placa electrónica, bloqueio da bomba de água - para não falar do incómodo que é ter de carregar sacos de pellets e limpar as cinzas.
Uma vez mais, grato pela sua mensagem e ajuda.
Melhores cumprimentos,

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.