última atualização: 05/02/2018

Qual será a melhor opção para climatização, em moradia 3 pisos?

Bom dia.
Para uma moradia (projeto) com 3 pisos de 100m2 cada bem isolada e com boa exposição solar situada margem sul, para aquecimento e arrefec. ,qual será o melhor produto?

Duvida no melhor para arrefecimento e aquecimento.

Obrigada

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/02/2018

Bom dia David,

Existe de facto vários equipamentos no mercado que poderá optar para fazer apenas o aquecimento ambiente. Se o arrefecimento é um fator importante, uma Bomba de calor inverter reversível é uma boa opção. Existem dois tipos de bombas de calor, a de Ar/Ar mais usualmente denominada de Ar Condicionado e as de Ar/Água.

Um aspecto a considerar se está a projetar uma moradia é também a forma de produção de águas quentes sanitárias.

Se pretende climatizar (aquecer ou arrefecer) as várias divisões tanto uma solução como outra são opções válidas, pelo que a opção deve ter em conta a viabilidade financeira e sistemas construtivos de instalação dos equipamentos.

Para um BC ar/ar terá que optar por um multiplit, uma unidade exterior para até 5 unidades interiores (depende do fornecedor), controladas de maneira independente. Tem o inconveniente de se necessitar de mais unidades interiores, uma outra unidade exterior terá que ser instalada. Neste caso a Produção de AQS poderá ser por aproveitamento solar + outro sistema de apoio, esquentador ou resistência (mais usual) de maneira independente da BC.

A bomba de calor Ar/água tem a vantagem de a potência térmica necessária poder ser dimensionada e centralizada num único sistema + acumulador. Assim, não só aproveita a enegia térmica para climatizar a moradia como também para a produção de águas quentes sanitárias, podendo também agregar um sistema solar térmico optimizando todo o sistema em termos de instalação e eficiência energética. A climatização far-se-ia por ventiloconvetores (unidades interiores) usando um BC de baixa temperatura.

Tenha em atenção que numa moradia provavelmente de divisões grandes, o projetista poderá ter que dimensionar 2 unidades interiores para uma só divisão.

Lembre-se também, tal como refere, que uma moradia bem projetada em termos de isolamento, diminui em muito os gastos energéticos futuros. Pesquise também sobre o conceito de "casa passiva". Este fator é tão ou mais importante que a escolha do equipamento de climatização. Existem casos de pessoas que quase nem precisam de recorrer aos equipamentos de climatização, mas tudo depende do nível de conforto pretendido e da sua exigência.


Com os melhores cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/02/2018
, Respondeu:

Muito agradecido. Obrigado