última atualização: 15/06/2020

Como saber qual o sistema de aquecimento para a minha casa

Estou em fase de projeto da minha casa e estou muito confusa em relação ao aquecimento de água e da casa. Gostaria que me ajudasse a perceber qual os sistemas mais eficientes e se vale a pena investir num sistema vmc de fluxo duplo para economizar no aquecimento, obrigada.

142 Visualizações 1 Comentários 0 Gostar
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
15/06/2020

Olá Geraldina e boas tardes.

Para começar, deixe-nos dizer que deverá ter esta discussão com o seu Projetista: é ele que tem acesso a todos os dados, requisitos e especificidades necessárias a um correto desenho, dimensionamento e selecção do sistema de produção de AQS e climatização.

Para a produção de água quente sanitária (AQS), e porque é obrigatório, deve optar por um sistema solar térmico. Em alternativa, pode adotar um sistema baseado em energias renováveis, desde que disponibilize a mesma energia que o sistema solar térmico iria produzir. Escolha um sistema de apoio adequado (o sistema solar térmico deverá providenciar cerca de 70% das necessidades anuais de AQS): recomendamos um esquentador termostático a gás natural, um termoacumulador elétrico ou uma bomba de calor para AQS. Deverá procurar uma total integração do sistema de produção de AQS com o sistema de climatização - por exemplo, a adoção de uma bomba de calor pode ser interessante se optar por um sistema de climatização central por piso radiante. Regra geral, a nível da eficiência, as bombas de calor (integradas com os sistemas solares térmicos) são as soluções que apresentam bons níveis de eficiência e baixos custos energéticos.

A instalação e operação de um sistema de VMC com recuperação de calor depende, no nosso entender, no grau de estanquidade ao ar da habitação. Ou seja, são sistemas interessantes em habitações com elevados indíces de isolamento térmico e de estanquidade ao ar. Ou seja, se a habitação é pouco estanque ao ar (com muitas infiltrações e exfiltrações de ar), um sistema VMC é pouco indicada - a baixa estanquidade ao ar da habitação indica que a renovação do ar interior é efetuada de forma... natural... Por isso, se a estanquidade ao ar da habitação é elevada, uma VMC é uma solução muito interessante na manutenção da qualidade do ar interior e, com a recuperação cruzada, para a redução das necessidades energéticas de climatização com outras soluções.

Obrigado,

A Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.