última atualização: 18/02/2020

Características Bomba de Calor AQS

Boa tarde.

Estou em fase de escolha de uma bomba de calor para fazer AQS e gostaria de saber quais as características relacionadas com a eficiência das mesmas que devo ter em conta no momento da escolha (COP? COP/dia?, etc...)

Obrigada

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
18/02/2020

Olá Lina,

Agradecemos a sua questão e participação na nossa comunidade.

A elevada eficiência das bombas de calor deve-se ao seu modo de funcionamento. Estes aparelhos, tal como um ar condicionado ou um frigorífico, transferem energia de um meio para outro.

Em concreto, retiram do ar ambiente o calor de que precisam para aquecer a água. Esta fica armazenada num depósito para ser usada quando necessário.

Como a eletricidade consumida para o funcionamento do equipamento é muito menor do que a energia necessária, por exemplo, para a resistência de um termoacumulador, a bomba de calor revela-se mais económica e eficiente.

É daqui que provém a denominação COP (coeficiente de desempenho), sendo este o factor mais relevante para avaliação da capacidade de produção de energia necessária por cada kWh consumida de eletricidade.

Por vezes os COPs são diferentes para o mesmo modelo, de acordo com a temperatura exterior, podendo ter consumos diferenciados consoante a região da habitação.

Aconselhamos a verificar a etiqueta energética para fazer uma comparação das eficiências energéticas e analisar o consumo anual apresentado para a mesma necessidade anual (Type M, S).

Esperamos ter ajudado. 

Caso tenha alguam dúvida ou questão adicional, disponha. 

Obrigada, 
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.