última atualização: 21-01-2020

Aquecimento central e AQS - Moradia em remodelação Sinta

Boa tarde

Estamos em fase de remodelação total de uma moradia na zona de Sintra e precisamos de orientação a respeito de sistemas de aquecimento central e eventual aquecimento de águas sanitárias.

Trata-se de uma moradia de dois pisos, com cerca de 90m2 por piso (total 180m2 – sala, cozinha, 4 quartos, 3wc e escada interior ampla). Dispõe ainda de arrecadação na cave (acesso exterior, pelo quintal) e sótão não aproveitado, mas com acesso pelo interior da moradia. A zona dispõe de gás natural (para já ainda não pedimos ligação). A moradia será habitualmente utilizada por 3 a 4 pessoas, com possível presença ao longo de todo o dia.

De momento não temos qualquer sistema instalado. Antes das obras a casa tinha um certificado energético de C, apontando em especial para défice no aquecimento ambiente. Pretendemos, assim, aquecer a casa no inverno; acreditamos que não será tão necessário o arrefecimento no verão.

As obras de remodelação preveem reforço do isolamento térmico, com renovação das janelas (para PVC vidro duplo), renovação do telhado (com isolamento) e instalação de piso flutuante com isolamento nas assoalhadas. Previmos ainda com o empreiteiro a pré-instalação de sistema de aquecimento central a água com radiadores e radiadores toalheiros.  A possibilidade de instalar piso radiante não se afigura fácil na medida em que há zonas do chão cuja altura pretendíamos manter (ex. escadaria em mármore nivelada com hall e divisões contíguas) e temos também alguma restrição orçamental. Numa fase inicial da pesquisa equacionámos um recuperador a pellets, encastrado na sala para um efeito esteticamente interessante (temos espaço para tal) e com ligação a sistema hidro, mas o feedback que fomos tendo de eventuais instaladores desse sistema deixaram-nos apreensivos e temos dúvidas se será a solução mais eficiente.

Em suma, gostaríamos de encontrar uma solução de aquecimento central (sem contar já com a pré-instalação de tubagem) que não exigisse um investimento inicial de mais de 4 mil euros, embora possamos despender um pouco mais caso a solução se justifique a médio/longo prazo. Antevemos a possibilidade de integrar no sistema o aquecimento de de águas sanitárias (evitando assim o esquentador que tínhamos inicialmente previsto). Para o futuro admitimos a possibilidade de vir a instalar algum sistema de energia solar, mas para já consideramos essa hipótese mais difícil por restrição orçamental. 

Não sendo especialistas na área, solicitamos alguma orientação geral já que nos sentimos algo “perdidos” face a tanta informação! Desde já agradecemos todo o apoio que nos possam fornecer.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
07-01-2020

Olá, Cristina.

Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
13-01-2020

Olá Cristina,

Agradecemos o seu contacto e pedimos desculpa por não termos podido responder-lhe antes.

Antes de tecermos mais considerações, pode partilhar connosco o feedback que recebeu dos instaladores do recuperador de calor a hidro?

Perguntamos, ainda, se para um investimento de até 4000€ considerou a a possibilidade de instalar uma caldeira a biomassa que, além de proporcionar aquecimento ambiente, também pode providenciar águas quentes sanitárias a a um custo energético competitivo?

Ficamos a aguardar novidades suas.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
CRISTINA MARIA PALMA CONCEICAO
21-01-2020

Obrigada Bruno

Quanto ao feedback do recuperador pellets hidro: mesmo entre a lista de instaladores fornecida pelo produtor do equipamento não encontramos ninguém disponível para instalar o equipamento...

Neste momento, mesmo sendo um pouco mais caro, estamos a pensar optar por uma solução de caldeira de condensação (gás natural) + sistema solar para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central. Não tendo já efeitos decorativos, o sistema passa a funcionar no sotão. A caldeira a biomassa seria uma melhor solução? Em que aspeto?

Grata por qualquer comentário, cumprimentos,
Cristina

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.