última atualização: 27/06/2022

Alguém tem uma salamandra com ar canalizável? qual é a experiencia?

Pretendo adquirir uma salamandra a pellets. Ouvi recentemente falar de salamandras com ar canalizável, o que permitiria, de forma simples e relativamente económica, espalhar o calor por outras zonas da casa.

Qual a vossa experiencia com este tipo de sistema?

As questóes que me surgem são as seguintes:

O sistema é de facto funcional?

O sistema é ruidoso?

Devido à canalização de ar, pode ocorrer o som passar entre quartos ligados?

É possível "desligar" o ar nos quartos para concentrar todo o calor na divisão onde está a salamandra?

Qualquer outro comentário é bem vindo!

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/06/2022

Gostaria de saber se alguém me pode dizer se o ar que chega aos quartos, a partir de uma salamandra com ar canalizável a pellets, é prejudicial (se contém dióxido de carbono ou outros gases nocivos) e se escurece os tetos.
Há cerca de 20 anos instalei um recuperador a lenha e o ar provocava-me dores de cabeça e os tetos ficaram escuros. Gostaria de instalar uma salamandra com ar canalizável mas tenho medo que aconteça o mesmo.
Muito obrigada pela ajuda que me possam dar.
Teresa

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/07/2017

Boa noite,

os que já vi são algo ruidosos na sala, onde está o equipamento. Nos quartos não. O ar é insuflado por um ventilador que está na salamandra e nos quartos não se ouve. Num dos casos a que assisti, o ruído da tv chegava a um dos quartos via conduta de ar.

O maior problema prende-se com a regulação de temperatura. Na verdade, é manual. A grelha tem um registo que deve ser aberto e fechado consoante o ocupante pretenda mais ou menos calor, o que pode ser algo incómodo.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/06/2017

É funcional, mas existem muitas variáveis que deve ter em conta.Isto do ruidoso é muito subjectivo.Sim ouve-se alguma coisa no quarto.Pode desligar o ar para os quartos se o modelo o permitir. Ou seja, não é toda a marca que tem esse tipo de modelo com esse nível de controle.Eu vou ter este sistema, vai ter uma conduta ligada ao quarto e o modelo que vou comprar não permite essa opção.