última atualização: 11-07-2019

É possivél ligar dois recuperadores de calor ao mesmo sistema de aquecimento Central sendo que ficam em andares diferentes?

Boa tarde, tenho uma moradia composta de 2 apartamentos (um no 1º andar, outro no 2º andar) compostos cada um por um aquecimento central com caldeira a lenha. O que pretendo fazer acho ser possivel é ligar os dois seitemas em simultaneo. será possivél? que alterações terei de fazer?   

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11-07-2019

Olá Marco,

Aconselhamos a que peça uma visita técnica de uma loja da especialidade para que possam verificar a viabilidade da junção dos dois circuitos.

Alerto que as potências das caldeiras foram dimensionadas de acordo com as superfícies que se pretende aquecer. Se utilizar uma caldeira para aquecimento dos dois andares tome em consideração que poderá não ter a capacidade de aquecer todas as divisões de acordo com a capacidade da mesma.

A distância a percorrer do circuito também será maior, pelo que deve ser levado em consideração a capacidade de circulação da mesma e o retorno (anti-retorno) do mesmo.

Como pode verificar existem algumas reservas sobre o que propõem. Já agora qual a necessidade de ligar os 2 sistemas.

Aconselhamos sempre a utilizar os radiadores nas divisões que efetivamente será necessária aquecer o ambiente ou regula-los devidamente.

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.