última atualização: 04-04-2019

Qual a solução recomendada para climatização de ambiente e aquecimento de águas sanitárias numa reabilitação de moradia?

Vou reabilitar uma moradia (construção de 1950) com r/c, 1. e 2. andar, com cerca de 300 m2, que possui ainda uma garagem + anexo com cerca de  anexo a 20 metros com cerca de 90 m2, a combinação de solar térmico para aguas sanitárias e a instalação de uma caldeira de pellets seria a solução mais adequada?

Quais os valores de referência que existem para instalar este sistema misto?

Tendo em conta que: *O chão é em soalho, este já se encontra recuperado; *Caixilharia será colocada toda nova com vidro duplo; *Apenas o 1º piso (115 m2 com pé direito de cerca de 4 metros) seria para habitação de uma familia de 2 Adultos e 2 crianças, os restantes pisos não seria necessária a climatização;* Moradia localizada no litoral centro; * A casa entre as 07:00 - 18:00 estará vazia.

 

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04-04-2019
Melhor resposta

Olá Davids,

Como ponto de partida aconselho a verificar estas conversações para ter uma melhor noção sobre o mercado: 

1. https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aquecer-o-ar-e-climatizar/conversation/1910/aquecimento-central-a-gas-natural-ou-pellets

2. https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aquecer-o-ar-e-climatizar/conversation/1452/aqs-climatizacao-para-moradia-em-coimbra-aquecimento-e-arrefecimento
Existem muitas variáveis a considerar, das quais destaco dois aspetos importantes que deve levar em consideração para o debate:

3. A construção antiga pelo que deve ter uma grande preocupação com o isolamento na fase de reabilitação;

4. Períodos longos de ausência de necessidade de aquecimento ambiente (7h-18h), aconselhando a optar por um sistema que não seja de aquecimento contínuo ou com um investimento demasiado elevado no qual dificilmente obtém um retorno.

Pode começar por pensar na fonte de energia a Pellets, como um bom ponto de partida, acrescentando outro fator importante:
1. Prever a necessidade de arrefecimento no verão (?)

Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.