última atualização: 15/01/2019

Como programar a Bomba de Calor

Boa tarde.

Tenho um sistema de climatização com piso radiante hidráulico e Bomba de Calor, no entanto tenho tido alguma dificuldade em escolher o programa mais eficiente para a utilização durante o Outono/Inverno. Normalmente durante a semana a casa fica desabitada às 9h e voltamos às 16h, excepto fim-de-semana, altura em que utilizamos todo o dia. Neste cenário qual é a programação mais eficinete, consideramdo que a casa tem um bom isolamento? Aquecimento continuo, aquecimento entre as 16h e as 9h ou 15h-22h e 6h-9h para garantir conforto durante a utilização da casa? 

Faz sentido andar com o termostáto da BC (ex. sala durante o dia - piso 0 - e quartos durante a noite - piso 1) ou fixar num zona especifica da casa?

 

Muito obrigado

Bruno

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
08/01/2019

Olá, António,


Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As

vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
15/01/2019

Boa tarde, Sr. António!

O piso radiante hidráulico tem uma grande inércia térmica, o que significa que não é dos melhores sistemas para ligar e desligar com frequência.

Existem bombas de calor mais evoluídas que permitem regular a temperatura por horários no decorrer do dia, antecipando possíveis necessidades de climatização entre a temperatura que se pretende no interior com a do exterior.

Seria importante saber em que temperatura costuma regular o termóstato e se é independente para cada divisão.

Existem utilizadores que 18ºC é suficiente para manter a temperatura de conforto dentro da casa, para outras não é suficiente. Caso o possa fazer, uma das possibilidades de regulação seria programar o termóstato às 7h00 para 16ºC e manter até às 14/15h. A partir das 15h00 subir até aos 18ºC e, posteriormente, subir para os 20ºC (se for necessário).

Verifique se a bomba de calor e o sistema de controlo associado permitem este controlo da temperatura da água (sempre em função da temperatura exterior). Ao adaptar a temperatura da água, irá poupar bastante energia no consumo da bomba de calor.

Caso a programação apenas permita uma regulação semanal, estamos tentados a aconselhar que não a desligue para que tenha um funcionamento contínuo, possivelmente a 18ºC (se a casa estiver bem isolada).


Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.