última atualização: 10/12/2018

água quente, aquecimento e arrefecimento

Bom dia, sou italiano e comprei uma casa em Bicos no concelho de Odemira.

Estou pensando se devo instalar painéis fotovoltaicos para:

1) produzir água quente,  2)  calor no inverno (com bomba de calor)  3) ar condicionado no verão 

Quantos painéis preciso? posso usar qualquer sistema de ar condicionado?

Você tem algum nome que possa estar interessado em fazer uma inspeção e uma cotação?

Por favor perdoe meu português e agradeço a quem quiser me ajudar

Paola Bissoli

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/12/2018

Olá Paola,

Antes de darmos algum parecer sobre o possível melhor equipamento a ser instalado em sua casa, seria importante esclarecer alguns pontos que refere.

É importante distinguir painéis solares fotovoltaicos de sistemas solares térmicos. A sua necessidade sendo a produção de energia térmica para uso nos banhos a instalação de um sistema solar fotovoltaico não se coloca de momento.

Se pretende uma solução única que permita obter energia térmica para águas quentes sanitárias, e aquecimento e arrefecimento ambiente em sua casa a solução bomba de calor Ar/Água com ventiloconvetores pode ser a melhor solução. Neste caso deverá optar por um equipamento com bomba de calor reversível de baixa temperatura se pretende o uso de ventiloconvetores. Estes ventiloconvetores (muitas vezes confundidos com splits de Ar condicionado) pode proporcionar para além de aquecimento, arrefecimento ambiente, sendo o investimento global desta solução elevado sendo aconselhável no caso de o seu perfil de consumo tenha uma grande utilização durante todo o ano por longos períodos de tempo. Caso a sua utilização seja diminuta ou porque o agregado familiar é pequeno ou usará pouco o arrefecimento ou aquecimento, este investimento pode ter um retorno baixo.

Se o seu agregado familiar for pequeno pode escolher uma solução para os banhos e outra solução para o aquecimento e arrefecimento ambiente. A exemplo poderá optar por um sistema solar térmico para AQS e um Ar-condicionado multisplit caso pretenda climatizar mais que uma divisão.

As suas características construtivas também influenciarão a escolha devido à área técnica necessária na opção de uma ou outra solução.

Um outro ponto importante antes de optar por um equipamento que possa colmatar as suas necessidade e sentir-se confortável em sua casa é saber as condições construtivas de isolamento da mesma. Verificar janelas, fachadas, cobertura etc. Uma casa mal isolada vai proporcionar grandes gastos energéticos pelo que aconselhamos a verificar um possível investimento em primeiro ligar neste ponto caso a mesma esteja mal isolada.

Diga-nos qual o seu agregado familiare e se pretende uma utilização intensiva dos sistemas propostos antes de chegarmos a uma escolha.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.