última atualização: 12/11/2018

A melhor opção de climatização

Bom dia ,

 

Estou a contruir uma moradia terrea com um 1º piso que é agua furtadas. A área total é de 190m quadrados,sendo que as divisões são todas no r/c, e a cozinha, sala de jantar e sala de estar são open space, a sala de estar(com laterias em viro) tem um pé direito que ronda os 5m quadrados e é um espaço aberto. Gostaria da vossa opinião sobre a melhor opção para aquecimento e arrefecimento ?

Cumprimentos

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/11/2018

Olá Teresa,

Analisando o caso apresentado é de realçar que o open space deve ser tido em consideração pelo projetista, nomeadamente de acordo com o volume de espaço a aquecer. Tendo essa área um pé direito de 5m, torna-se mais exigente para obter um conforto adequado.
Desta forma, existem dois pontos essenciais que precisa de ter em consideração para aquecer a casa:


1) O perfil de consumo pensado para a climatização: para um aquecimento tão exigente a potência a instalar tem que estar em consonância com a exigência tida para que possa proporcionar aquecimento a todos os pontos do open space de maneira eficaz.


2) Um pé direito de 5m pode provocar o fenómeno de estratificação em que o calor se desloca para a zona de cima proporcionando uma diferença de temperatura no teto em comparação com a zona do pavimento, podendo influenciar o conforto dos ocupantes quando circulam pela casa.


Para que a divisão seja aquecida uniformemente é aconselhado o aquecimento (ou arrefecimento) por circulação do ar. Deste modo, a instalação de um ar condicionado ou uma bomba de calor (ar-água) através do uso de ventiloconvetores, poderá ser uma boa opção. Ambas as tecnologias poderão proporcionar o uso de vários equipamentos interiores, consoante as suas necessidades e divisões projetadas.
Uma outra solução poderá ser o piso radiante que também proporciona uniformidade no aquecimento/arrefecimento, mas, neste caso, a sua utilização (consumo) será contínua (permanente).


Dependendo do seu perfil de utilização, ambas as soluções proporcionam uma utilização a um preço competitivo por kWh produzido.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis